18 October 2009

District 9

É óbvio que um filme que seja do género "Action, Drama, Sci-Fi, Thriller" não é para mim, mas mesmo assim lá fui vê-lo! Costumo dizer que quando vou ver um género de filme que não devo apreciar muito... já agora que seja bom!

Filme produzido por Peter Jackson, muito bem cotado e falado por aí. Tem uma história diferente daquilo que imaginava quando vi o trailler (pelo menos este, pois agora já vi na net que há traillers bem mais reveladores). Passa-se em Joanesburgo, África do Sul. Uma nave espacial pousou por cima da cidade e os seres extraterrestres são semelhantes a um gafanhoto :)
Se aquilo tivesse acontecido na vida real diria que o filme tem uma parte de documentário com filmagens de câmara na mão a "viver o momento" e tem outra parte que seria uma especulação do que se teria passado nos momentos que nenhum ser humano sobreviveu para testemunhar.

Apesar das partes mais feias e de nojo (da minha parte) :D posso dizer que também há momentos de ternura, um em especial entre dois gafanhotos que claro me permitiu dizer "tão fofos".

Se o filme mantiver o sucesso, pode perfeitamente ter um sequela.
A porta ficou aberta...

4 comments:

Tug@ said...

pa

vi o filme e até lhe achei alguma piada, mas à medida que o filme avança há demasiadas perguntas que ficam por responder e que nunca são reveladas!

fica assim como que um belo bife mas que vem sem sal e com sabor a borracha

carla said...

achei o filme bastante repugnante, nao consrgui entrar na história, e por isso pareceu-me tudo uma grande patetisse :-S desisiti a meio :-(
espero que nao haja sequelas, mas se houver, nem lhe quero por os olhos em cima

Sergio said...

pois eu gostei bastante!
a metafora com os "aliens" q agora tem entrado na africa d sul (q sao blacks q entram ilegalmente no pais e sao alvo de "racismo" por parte dos outros negros q ja vivem em Africa d sul) é incrivel. a imagens dos "slums" é inacreditavel e ate a historia desenvolve suficientemente bem e com emocao ate ao fim. (embora isso nao seja a maior forca d filme)
o q gostei foi o registo em q o filme foi feito. um misto de documentario (falso!) e historia na 1° pessoa (o heroi), qs num misto entre "Alien", "Independence day", "Cloverfield" e por fim "Tsotsi"! :-D

e é engracado q por demais evidente a parte sci-fi/teror deste filme, ele nao se poupa a dar uma piscadela d olho nos motivos q estao por detras d critica inicial (o aparteid aos "aliens"): uma piadinha ao favorecimento p meter um incompetente num lugar d chefia, a maeira como a policia tem as maos presas qd quer fazer o bem, a critica facil d opiniao publica, etc...

Lembram-se do "Meet the Feebles" d Peter Jackson (q tb é produtor deste filme)? é semelhante...enquanto esse usava uma especie d "muppets" p criticar o show business, este utiliza o sci-fi/terror/suspense p atacar a questao d um novo apartaid!

sim, tb concordo q tem cenas horripilantes q chegam ao "gore" :-D , por isso, atencao aos mais incautos!

Sev said...

Não tenho dúvida que este foi dos filmes sobre aliens de que mais gostei. E quando digo alien, digo alien no sentido de extra-terrestre, mas também no sentido de imigrante ilegal. Porque neste filme os aliens são-no nas duas vertentes. A crítica ao apartheid é por demais evidente, mas é engraçado ver que no "documentário" as pessoas entrevistadas e que se mostram em favor de escurraçar os aliens da cidade são de cor negra... Partindo agora para a parte de ficção do filme, ela está muito boa. Mostra exactamente aquilo que eu imagino, caso fôssemos, um dia, abordados por extra-terrestres. O alien neste filme é a raça que é subjugada, por estar em larga desvantagem numérica, e por ter desembarcado num planeta/cidade com habitantes sem escrúpulos.
O filme tem cenas fortes, mas não é, nem tenta ser, um filme de terror ou suspense.
Como ideia, achei brilhante a parte documental, e a maneira como a história se desenrola partindo dessa base.
Em termos de efeitos visuais, as cenas de acção resultam muito bem por serem bastante simples, o que lhes confere um realismo notório, principalmente nas cenas onde vemos tecnologia alien a funcionar.
Two thumbs up! Venha a sequela, que eu não a vou perder!