15 October 2009

Young @ heart


Este documentario conta-nos a historia do coro "Young at heart" cuja media d idades é de 80 anos! Sim, media d 80 anos!!
Tudo comecou como uma maneira engracada d passar o tempo, mas depois d um produtor musical (Bob Cilman) se juntar ao grupo as coisas foram ganhando nome e mal eles deram por ela estavam a fazer uma pequena digressao europeia. Agora o documentario acompanha o processo d aprendizagem e treino p um novo espectaculo c novas musicas.

(Antes d avancar mais, tenho já a dizer q eles nao cantam todos bem, mas ha alguns momentos musicais bonitos e bastante emocionantes)

A estrutura deste documentario é muito simples, mas acaba por se destinguir ligeiramente dos demais por duas razoes:
a primeira e obvia, é a proximidade q obtem dos velhotes conseguindo confidencias, comentarios, desabafos o q dá uma humanidade bem grande ao filme.
A segunda é d indole mais tragica, q é o facto d nós nos apercebermos a meio do doc o qt fragil é aquele "oasis da musica"...passo a explicar: já pensaram o qt provavel é o coro ficar d um momento p o outro sem o cantor principal? E q impacto emocinal e psicologico isso teria no resto do coro? E o qt nós espectadores nos aperceberiamos ali e naquele momento na fragilidade daquelas pessoas...é q uma coisa é pensar: "sao bem velhotes" outra bem diferente é "sao mesmo muito velhotes e estao a cantar a plenos pulmoes (o q ainda resta deles), a saltar (os q ainda podem), a ir em digressao pela Europa (os q chegaram a ir), a ter q memorizar uma cancao inteira (alguns nem 2 frases), ter um director musical a exigir como se fossem profissionais (ao fim e ao cabo, vai ser um espectaculo comercial), rir deles proprios (os q conseguiram ouvir a piada), etc... dá-nos uma outra nocao d "velho" ;-)

No comments: