29 October 2009

"The Tudors"

Finalmente vi toda a primeira e segunda série dos Tudors, já aqui referida. Já sabia, e comprovei, que a série era muito boa e bastante completa. Tudo o que está em redor das ligações e relações entre Inglaterra, França, Espanha e o Vaticano no século XVI são sempre giras de ver. Toda uma arte de diplomacia/política, o entrar ou não em guerra com determinado país, as alianças que se fazem e desfazem consoante o sabor do vento, é tudo muito efémero. Tudo isto misturado com muito sexo, sexualidade e sedução! Vemos assim ao detalhe o que se passou em Inglaterra (e restante Europa) na época de Henrique VIII (rei de 1509 a 1547), pai de Elizabeth. Filme e série escritos por Michael Hirst.

Mais para o final da primeira série já estava "cansada" da igreja católica nunca mais dar uma resposta definitiva ao rei de Inglaterra sobre a anulação ou não do seu casamento com Catarina de Aragão (mãe de Mary, a irmã mais velha de Elizabeth). Foram 7 anos que este e Ana Bolena (mãe de Elizabeth) estiveram à espera para finalmente se poderem casar. Isto claro depois do rei ter rompido relações com o Papa e o Vaticano.

O que também me agradou na série foi o facto de nos dar a conhecer outras coisas da época que não só Henrique VIII, como por exemplo personagens da história como o humanista (e santo) Sir Thomas More, o poeta Thomas Wyatt, o compositor bue de fofo Thomas Tallis, e o Papa chega a fazer referência cómica/engraçada de Michelangelo :)
Sim, muitos Thomas, e ainda há mais Thomas pela série...

Interpretações muito boas (como não poderia deixar de ser), onde realmente não se pode poupar elogios a Jonathan Rhys Meyers, Henrique VIII, melhor não poderia estar. Todas aquelas mudanças de humor do rei estão lá! Destaco também a elegância e nobreza de Maria Doyle Kennedy, rainha Catarina de Aragão, está uma perfeita rainha!
E alguns actores conhecidos que vieram dar uma boa ajuda, como Jeremy Northam, Sam Neill, James Frain e uma participação especial de Peter O'Toole, que faz de Papa na segunda série.
Gostei muito das cenas do rei de Inglaterra com o rei de França, Francis I, interpretado por Emmanuel Leconte.

Um erro que existe na série (segundo me contaram e pesquisei na net) é o casamento da irmã de Henrique VIII, Mary Tudor, com o rei de Portugal. Bastante velho que morre pouco tempo depois de estarem casados. Isto passou-se sim, mas com o rei de França (Luís XII) e não de Portugal...

Apenas uma nota de curiosidade, é engraçado ver que por mais realeza que sejam, nesta época ainda se comia com as mãos! :D

Depois vi no canal MOV que existe uma terceira série! De pelo menos 8 episódios, que saíu este ano. Pois com certeza, o fim da segunda série é apenas o fim de Ana Bolena! :)

No comments: