24 March 2008

The Other Boleyn Girl (2008)

Gostei. Muito simples e clean, com bons actores à mistura. Foi um bom filme para ver neste fim de tarde de domingo de Páscoa. http://www.imdb.com/title/tt0467200/
Não sei se muitos de voces já estão familiarizados com a história, eu estava, pelo menos muita gente sabe quem foi a Anna Bolena e qual a sua história. Para quem não sabe e só para localizar cinematograficamente :) Henrique VIII é o pai da Elizabeth (http://www.imdb.com/title/tt0127536/) e este filme passa-se antes dela nascer. Qual é que é a cena? A cena é que (isto é como as novelas) ele é o rei da Inglaterra casado com uma espanhola, Catarina de Aragão, que apenas lhe dá uma filha mulher (irmã mais velha da Elizabeth), farto de não ter filhos machos, acaba por se apaixonar pela Anna Bolena que apenas "cede" ao rei se este se casar com ela. Por isso ficou para a história, fez com que um rei cortasse relações com o Vaticano e criasse a "sua" própria igreja para se separar da espanhola e casar com a sua tão desejada Anna Bolena. Já se percebeu que a Elizabeth será filha desta, certo? A história não se fica por aqui mas já chega, o que importa é a ironia na vida deste rei que tanto fez e tanto quis ter um filho homem que nem fazia ideia que a melhor era da Inglaterra seria governada pela filha que teve com Anna Bolena.
Neste filme ficamos a conhecer a irmã e o resto da família de Anne Boleyn, que eu desconhecia de todo. Há muitos telefilmes e séries sobre Henrique VIII, cada um mostra a história de uma certa perspectiva, e esta é só mais outra. Curti conhecer esta história de Mary Boleyn, mas com os actores: Natalie Portman, Scarlett Johansson, Eric Bana a história fica ainda mais interessante!
De notar que gostei muito mais deste filme (antes da "Elizabeth" nascer) do que do 2º filme da Elizabeth (Elizabeth: The Golden Age) que considerei completamente desnecessário.

4 comments:

Turista Ocasional said...

Também gostei de assistir a este filme, e qualquer comentário que fizesse acerca do mesmo, ficaria sempre aquém do post em si.

Para quem preferir ver a história em versão de série em 10 episódios (1ª série) com muitos mais pormenores e ramificações tem sempre "The Tudors", da Showtime (série nomeada para os Globos de Ouro de 2008 na categoria de melhor série televisiva Dramática).

O primeiro episódio da 2ª série é esperado para 30 de Março.

Heidi said...

vi que essa série, "The Tudors", está à venda na fnac... e reconheci os actores na capa :)
já a vi na TV e está muito fixe sim ;)

Monges do Nada said...

Devo confessar que estava com alguma curiosidade em relação a este filme, mas fiquei desiludido ao longo do filme. A realização não é grande coisa e a forma como a história é contada torna-a dificil de aperciar. Tudo se passa a correr, não tenho dúvidas que em peça de teatro até pode funcionar, mas para cinema, falta emotividade e principalmente ligação com os personagens, nada parece ser explorado.
Parece-me que o texto devia ter sido adaptado para cinema e não o foi, e neste caso nem o cast consegue salvar o projecto.

Tica said...

O 2.º filme de Elisabeth, também acho muito xoxo e completamente desnecessário.