25 March 2008

Persepolis




Aqui está um exemplo de como, um desenho animado, pode transmitir melhor (e mais facilmente) a complexidade de uma sociedade em costantes mudanças!
O filme é Persepolis ( http://www.imdb.com/title/tt0808417/) e conta a estoria de uma rapariga que passa pelas mudanças politicas e religiosas da sociedade Iraniana antes e pós "islamic revolution".
Por si só o tema é complexo q.b. e só contá-lo ja requeria alguma "ginástica" de argumento...mas o filme não se fica por ai e adiciona elementos hilarantes de humor (exemplo na imagem acima) com toda a pujança dramática q se espera de uma estoria passada nos meandros de um dos regimes religiosos mais duros. Sim, o ritmo é um bocado acelarado de maneira a contar tudo o que tem p contar (talvez o "defeito" mais comum q se lhe pode apontar) mas por outro lado surprende-nos nos momentos q tem q transitar de uma imagem "querida" p um acontecimento brutal....ou seja, a realidade de viver naquele pais! Pena q para o fim denota-se uma certa perda de vapor.... :-(
Em suma: este filme mostra-nos q a alegria e "criancisse" de crescer é independete do pais onde isso acontece, e por mais dificil q isso seja, a unica coisa q é realmente importante é manter os nossos ideais. SEMPRE!
P.S. Se bem se lembram eu adorei o "Ratatouille" mas este não fica atrás, embora de uma maneira diferente! Por isso o Oscar de melhor filme de animaçao 2007 seria dividido: este ficaria com a cabeça e tronco, o "Ratatouille" ficaria com as pernas! :-D LOL

1 comment:

daigoro said...

Um filme muito bem construído, que para lém de muitos outros atributos, ajuda também a iluminar um pouco este passado contemporânea da história do médio oriente, mais propriamente do Irão.
Como pormenores excelentes ressalto também o sentido de humor, as texturas do filme, e todas as questões que rodeiam esta constante luta por poder, enquanto povos se exterminam. A repressão, o controle da informação. Está tudo lá, mas a estória não és sobre isso. Usa a história como pano de fundo para a origem e posterior desenvolvimento desta jovem.
O pormenor da rapariga estar cheia de fome, por estar a fazer dieta, apesar de não se notar nada (debaixo de tanto pano, vulgo burqa); ou a advertência quanto à indecência enquanto corre.

daigoro