31 March 2008
Zeitgeist , by Peter Joseph
http://www.imdb.com/title/tt1166827/
este não é um filme de verdades absolutas. É um filme de questões intemporais. Até onde é que vão as nossas vontades? Até que ponto sou livre? Até que ponto o meu pensamento é livre?
É importante abrir a mente e prepará-la para questões, principalmente para nos questionarmos a nós próprios e a questionarmos os nossos pré-conceitos.
Zeitgeist significa, em alemão, literalmente, "o espírito do tempo", tempo no sentido de "era"; a palavra tem imensas traduções e, sendo proveniente do romantismo alemão, revela a observação a posteriori deste espírito sob o olho atento da história. É uma questão de unidade, para a qual todos construímos quer como pessoas, depois como nação e, finalmente, como mundo (Weltgeist).
As implicações filosóficas deste termo, e das considerações daí derivadas para o ser humano como indivíduo, e para a Terra, como "espírito colectivo", quer queiram pensar espiritualmente, como Gaia, ou Deus; quer fisicamente, com a nossa presença e forçosa influência, quer nas vidas uns dos outros, quer no próprio impacto ambiental; e do próprio filme são além de extensas, complexas.
O filme foi um projecto independente de um realizador, Peter Joseph, que sem interesse algum em vender o filme, mas sim em veícular a sua mensagem, criou um site onde o filme está disponível para visionamento online, Zeitgeist-The Movie, com legendas em várias línguas, sendo também possível o download por torrent, ou compra do dvd, para quem quiser. Houve um filme anterior chamado American Zeitgeist, o qual ainda não tive oportunidade de ver. O filme tem muitas mensagens, e uma delas é que devemos procurar, investigar por nossa própria mão, se quisermos saber a verdade, principalmente sobre o que nos dizem. Ah, e a T.V., como alguns de vocês já sabiam/suspeitavam não é um elemento fiável de informação. E principalmente, é um dos piores geradores de pensamento.
Poucos serão os que irão ver o filme (apesar do link acima), muitos mais serão os que não se deixarão tocar. Este filme é enquadrado na categoria de documentário-teoria da conspiração. Eu não concordo, e daí falar nisto. Tem o seu quê de teoria da conspiração, no entanto as suas ideias vão muito mais além. A ideia por detrás do filme é bastante superior a isso. Mas isso eu deixo ao vosso critério.
"They must find it difficult...
Those who have taken authority as the truth,
rather of truth as the authority."
Gerald Massey
daigoro
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
7 comments:
Efeito colateral do documentario:
Quem sou eu mesmo?
Ia fazer um post e resolvi fazer um find no blog... :) cá está um post!
Há muito que o meu irmão me chateia para ver este doc, vi neste link (com legendas em português):
http://video.google.com/videoplay?docid=-1437724226641382024
é muito comprido!! e o tom monocórdico chega a massacrar um pouco...
Tem algumas "teorias da conspiração" já conhecidas, de qualquer forma achei bastante interessante, por isso fui vendo até ao fim! Tem partes muito boas e partes "ya-ya", mas não deixa nunca de ser interessante.
Sem dúvida que nos deixa a pensar... e acho mesmo que o objectivo será esse.. pensar e não "acreditarmos em tudo que o doc diz", isso até seria anti-doc!! :D
Se alguém ficar aborrecido durante o doc... a pensar que se está a repetir, aconselho a insistir e ver até ao fim. (nem que seja com uma pausa pelo meio)
UAU !!!!!
Adoro documentarios "q sabem do q falam". onde a pesquisa é bem feita e detalhada. Por vezes pormenores perdidos na historia mas q postas no contexto certo, transformam simples hidrogenio numa bomba! :-)
alem disso, tb tem uma linha de raciocio clara qt baste, mas q nao teme discutir temas dificeis ou acontecimentos "indiscutiveis" :-)
Nao tem um tom de discordia mas de despertar! despertar d mente d espectador p q ele proprio possa fazer suspeitas semelhantes q possam levar a questionar o status-quo actual e a maneira q vivemos !here and now".
Nao concordo com o Daigoro qd diz "este não é um filme de verdades absolutas". Nao!! as verdades sao mostradas como certezas! as conclusoes e as ligacoes é q podem nao ser absolutas estando ai a parte em q temos q pensar e criar a nossa propria ideia sobre os factos apresentados....aí é q entra a parte de "teoria de conspiracao" q tb mencionaste!
Só p verem o impacto do filme sobre mim (e o despoletar de questoes importantissimas p a vida q vivemos AGORA) apeteceu-me fazer um monte de copias e ir entregando a pessoas conhecidas q acho q se sentiriam desafiados pelo desafio cognitivo q é ver este documentario!!!
sim.... afectou-me bastante!!!!!!
p.s. Obrigado Bruno pela dica. nunca teria visto este filme sem o teu "passa-palavra". destas perolas é q se faz "a descoberta do cinema" :-D
fogo.... :'(
o Bruno fez este post há um ano! e eu comentei há 1 semana e pouco!!!
não me digas que o facto de eu ter comentado, não serviu de lembrete para veres o doc ?
:P
Eu ja tinha o filme desde q o Bruno falou nisso.
Tu despolotas-te o "anda lá....tens MESMO q ver isso. nao o deixes mais tempo no backlog list"
:-DDDDD
Long live Hugo Chavez!!!!
Achei o documentário bem estruturado e nada massante. Quando começas a sentir algum cansaço sobre a temática eles passam para o tema seguinte.
Achei que a teoria da religião era a menos bem fundamentada, porque eles estão a comparar com uma outra crença. Mais antiga sim, mas não deixa de ser uma outra crença tão válida como qualquer outras das crenças ou religiões.
O Eixo do Mal, não faltam por aí documentários a abordar este assunto. E este, mais uma vez só nos vem mostrar como somos marionetas neste mundo.
O sistema financeiro... é pena o filme já ter alguns anos, senão poderiam dar o exemplo do que se está a passar neste preciso momento.
Corportation, adoro esta palavra. Se eu fosse presidente dos EUA lançava uma guerra à Corporation :-D
Estou muito curiosa sobre o futuro do Hugo Chavez, sem dúvida que ele é o próximo "alvo a abater", ainda para mais com o aligeirar das tensões entre EUA e Venezuela a coisa fica ainda mais interessante. Infelizmente, creio que será um dos futuros momentos da história que iremos viver. Se calhar a Gripe dos Porcos.... mesmo ali ao lado no México...
O Hugo Chavez aparece no 1º filme??
só me lembro dele no 2º filme...
Post a Comment