31 March 2008

Zeitgeist , by Peter Joseph


http://www.imdb.com/title/tt1166827/

este não é um filme de verdades absolutas. É um filme de questões intemporais. Até onde é que vão as nossas vontades? Até que ponto sou livre? Até que ponto o meu pensamento é livre?

É importante abrir a mente e prepará-la para questões, principalmente para nos questionarmos a nós próprios e a questionarmos os nossos pré-conceitos.

Zeitgeist significa, em alemão, literalmente, "o espírito do tempo", tempo no sentido de "era"; a palavra tem imensas traduções e, sendo proveniente do romantismo alemão, revela a observação a posteriori deste espírito sob o olho atento da história. É uma questão de unidade, para a qual todos construímos quer como pessoas, depois como nação e, finalmente, como mundo (Weltgeist).

As implicações filosóficas deste termo, e das considerações daí derivadas para o ser humano como indivíduo, e para a Terra, como "espírito colectivo", quer queiram pensar espiritualmente, como Gaia, ou Deus; quer fisicamente, com a nossa presença e forçosa influência, quer nas vidas uns dos outros, quer no próprio impacto ambiental; e do próprio filme são além de extensas, complexas.

O filme foi um projecto independente de um realizador, Peter Joseph, que sem interesse algum em vender o filme, mas sim em veícular a sua mensagem, criou um site onde o filme está disponível para visionamento online, Zeitgeist-The Movie, com legendas em várias línguas, sendo também possível o download por torrent, ou compra do dvd, para quem quiser. Houve um filme anterior chamado American Zeitgeist, o qual ainda não tive oportunidade de ver. O filme tem muitas mensagens, e uma delas é que devemos procurar, investigar por nossa própria mão, se quisermos saber a verdade, principalmente sobre o que nos dizem. Ah, e a T.V., como alguns de vocês já sabiam/suspeitavam não é um elemento fiável de informação. E principalmente, é um dos piores geradores de pensamento.

Poucos serão os que irão ver o filme (apesar do link acima), muitos mais serão os que não se deixarão tocar. Este filme é enquadrado na categoria de documentário-teoria da conspiração. Eu não concordo, e daí falar nisto. Tem o seu quê de teoria da conspiração, no entanto as suas ideias vão muito mais além. A ideia por detrás do filme é bastante superior a isso. Mas isso eu deixo ao vosso critério.

"They must find it difficult...
Those who have taken authority as the truth,
rather of truth as the authority."

Gerald Massey

daigoro

7 comments:

DearJohn said...

Efeito colateral do documentario:

Quem sou eu mesmo?

Heidi said...

Ia fazer um post e resolvi fazer um find no blog... :) cá está um post!

Há muito que o meu irmão me chateia para ver este doc, vi neste link (com legendas em português):
http://video.google.com/videoplay?docid=-1437724226641382024

é muito comprido!! e o tom monocórdico chega a massacrar um pouco...

Tem algumas "teorias da conspiração" já conhecidas, de qualquer forma achei bastante interessante, por isso fui vendo até ao fim! Tem partes muito boas e partes "ya-ya", mas não deixa nunca de ser interessante.

Sem dúvida que nos deixa a pensar... e acho mesmo que o objectivo será esse.. pensar e não "acreditarmos em tudo que o doc diz", isso até seria anti-doc!! :D

Se alguém ficar aborrecido durante o doc... a pensar que se está a repetir, aconselho a insistir e ver até ao fim. (nem que seja com uma pausa pelo meio)

Sergio said...

UAU !!!!!

Adoro documentarios "q sabem do q falam". onde a pesquisa é bem feita e detalhada. Por vezes pormenores perdidos na historia mas q postas no contexto certo, transformam simples hidrogenio numa bomba! :-)
alem disso, tb tem uma linha de raciocio clara qt baste, mas q nao teme discutir temas dificeis ou acontecimentos "indiscutiveis" :-)
Nao tem um tom de discordia mas de despertar! despertar d mente d espectador p q ele proprio possa fazer suspeitas semelhantes q possam levar a questionar o status-quo actual e a maneira q vivemos !here and now".

Nao concordo com o Daigoro qd diz "este não é um filme de verdades absolutas". Nao!! as verdades sao mostradas como certezas! as conclusoes e as ligacoes é q podem nao ser absolutas estando ai a parte em q temos q pensar e criar a nossa propria ideia sobre os factos apresentados....aí é q entra a parte de "teoria de conspiracao" q tb mencionaste!

Só p verem o impacto do filme sobre mim (e o despoletar de questoes importantissimas p a vida q vivemos AGORA) apeteceu-me fazer um monte de copias e ir entregando a pessoas conhecidas q acho q se sentiriam desafiados pelo desafio cognitivo q é ver este documentario!!!
sim.... afectou-me bastante!!!!!!

p.s. Obrigado Bruno pela dica. nunca teria visto este filme sem o teu "passa-palavra". destas perolas é q se faz "a descoberta do cinema" :-D

Heidi said...

fogo.... :'(

o Bruno fez este post há um ano! e eu comentei há 1 semana e pouco!!!

não me digas que o facto de eu ter comentado, não serviu de lembrete para veres o doc ?

:P

Sergio said...

Eu ja tinha o filme desde q o Bruno falou nisso.
Tu despolotas-te o "anda lá....tens MESMO q ver isso. nao o deixes mais tempo no backlog list"
:-DDDDD

carla said...

Long live Hugo Chavez!!!!

Achei o documentário bem estruturado e nada massante. Quando começas a sentir algum cansaço sobre a temática eles passam para o tema seguinte.

Achei que a teoria da religião era a menos bem fundamentada, porque eles estão a comparar com uma outra crença. Mais antiga sim, mas não deixa de ser uma outra crença tão válida como qualquer outras das crenças ou religiões.

O Eixo do Mal, não faltam por aí documentários a abordar este assunto. E este, mais uma vez só nos vem mostrar como somos marionetas neste mundo.

O sistema financeiro... é pena o filme já ter alguns anos, senão poderiam dar o exemplo do que se está a passar neste preciso momento.

Corportation, adoro esta palavra. Se eu fosse presidente dos EUA lançava uma guerra à Corporation :-D

Estou muito curiosa sobre o futuro do Hugo Chavez, sem dúvida que ele é o próximo "alvo a abater", ainda para mais com o aligeirar das tensões entre EUA e Venezuela a coisa fica ainda mais interessante. Infelizmente, creio que será um dos futuros momentos da história que iremos viver. Se calhar a Gripe dos Porcos.... mesmo ali ao lado no México...

Heidi said...

O Hugo Chavez aparece no 1º filme??

só me lembro dele no 2º filme...