02 March 2008

no country for old men


já à uns tempos que não batia assim...

o melhor dos cohen e mai nada...

são 19:36, o filme acabou por volta das 18:10. vi no UCI e depois vim a conduzir para aveiro. ainda não me apetece falar. se não tivesse dedinhos para escrever isto... não escrevia.
acho que muita gente vai achar grande seca, assim como acharam o fargo. imagino que deve existir alguem no mundo que viu o fargo e jurou pa nunca mais... depois viu a amostra deste e ficou bué curioso com o javier barden, aquela botija de ar comprimido e o caralho da cena da moeda. aposto que essa pessoa ou saiu a meio se foi sozinha ou saiu cheio de vontade de reclamar pelo dinheiro deitado fora fora do cinema onde pode finalmente fumar um cigarro.
ok, dizer qe este é melhor que o fargo é um bocado inconsequente, é mais crescidinho. mais maduro. há menos exageros. o javierzito é mesmo muito mauzão mas o policia não tá gravido e o mauzão no fim não é apanhado a fazer salsichas humanas num cenario de neve... ai que saudades... se calhar o fargo é que é melhor...
digamos que gosto mais deste pq acho que neste os cohen tiveram tomates para dizer exatamente o que queriam dizer enquanto no fargo ...
poema vs prosa, nenhum é melhor mas eu gosto mais de prosa

3 comments:

Sergio said...

Acho q estou como tu.....nao me apetece muito escolher entre ambos! Consigo dizer uma ou outra coisa q gostei mais num que noutro....
Por exemplo cenas memoraveis no "No country..."
- O cao a saltar p a agua na persiguicao ao Josh Brolin.... q pujanca!
- o penteadinho do Bardem....muito psico ao mesmo tempo q beto!
- aquela arma ....sim toda a gente fala nela agora, mas acredito piamente que será para sempre um classico! Ja estou a ver pessoal no carnaval a andar com isso! :-D :-D
- a cor do filme...q fotografia!

Mas tb ha cenas inesqueciveis no "Fargo"
- O Steve Buscemi a discutir com o P. Stormare
- os trejeitos da boca da Frances McDormand como quem diz : "nao sei se acredito em ti, pa!"
- a neve pintada de vermelho .... a pureza pintada de sangue! (isto sim, é poesia!)
- a cor do filme...q fotografia!

sof* said...

estou espectante!!!

Heidi said...

Bem... o que dizer sobre o filme. Já estava à espera do "parado" e do "pesado/sangrento", portanto não me chocou minimamente, acho até que já vi pior.

Devo dizer que gostei do filme mas não o considero um filme de óscars, peço imensa desculpa aos presentes. Porquê? Porque não é um filme com uma história do início ao fim, é um statement, uma chamada de atencão.

A messangem é-nos passada logo no início do filme, no monólogo do xerife Tommy Lee Jones. Trata-se de uma consciencialização do mundo estupidamente violento a troca de nada que temos nos dias de hoje. Claro que no filme é levado ao estremo máximo ao estilo rangers do texas com chapéus de cowboys e tudo. Mas para mim é um tentar acordar as pessoas para essa violência gratuita que se vê literalemente ao virar da esquina! Sim, não precisa de envolver mortes, basta ver um gajo qq que não precisa de ser o típico ignorante/brutamontes, a saltar p cima de outro em "defesa" da namorada ou da irmã ou whatever! Tudo serve de desculpa p desatar à porrada, parecem uns animais que não veem mais nada à frente fogo! Viva o Fight Club, andem pa lá à porrada sem motivo algum a ver se se cansam e depois venham conviver no mundo dito civilizado.

Voltando ao filme, claro que a foto do filme tá muito fixe o Bardem tá excelente, o Tommy Lee tá tão bom como sempre nos habituou, e o outro gajo? Achei-o muito bom sim senhora, não o conhecia (Josh Brolin), curti bue.
Adorei a botija de ar comprimido.
Ri-me com o humor negro em torno do personagem do Bardem e com o humor inocente do ajudante do xerife. No fim quando percebemos que o filme termina fiquei com um sorriso a pensar nos Coen :D