10 March 2008

Things we lost in the fire


Um filme simples e muito humano! A realizadora é uma estreante no mundo hollywood, apesar de já ter uma longa carreira internacional. Teve desta vez, a sorte de ser apadrinhada pelo grande Sam Mendes, que foi um dos produtores do filme.
Ela tem uma forma muito simples de trabalhar, onde o resultado é muitas vezes imperceptível, e o valor é todo creditado ao trabalho dos actores, o que para mim é uma mais valia. O filme torna-se leve e sem grande interferência do autor, ou seja, quem vê não se sente manipulado, tornando tudo mais credível no processo. A premissa base da filmagem desta realizadora é essa, a liberdade do actor enquanto personagem, e uma câmara que funciona em torno deste.
Agora em relação aos actores, o Benício del Toro é simplesmente genial, um brilhante actor, que sem dificuldades cria empatia com quem o está a ver. A Halle Berry já esteve melhor neste tipo de registo, mas não posso dizer que comprometa o filme.
Refiro ainda um pormenor, que gostei de ver, mas que a certo ponto me deixou a pensar, será aquilo edição ou realização??Há planos que são cortados para o mesmo plano, mas num momento diferente, e a primeira vez que isso acontece, até parece um erro, no entanto, com a repetição desta opção, vemos que existiu intenção em fazê-lo, resta saber por quem!! Edição ou realização??
De qualquer forma, gostei!

1 comment:

Sergio said...

concordo totalmente com a tua critica. è aquele tipo de filmes q deixa a estoria criar o seu impacto, levar o seu rumo, tanto q a realizacao passa despercebida (a melhor coisa q se pode dizer d uma realizacao competente em dramas deste genero).
MAS acho q isto só funciona se tiveres GRANDES ACTORES como estes dois (principalmente o Benicio...simplesmente brutal!, principalmente no inicio onde ainda nao percebeste mt bem quem é o personagem).
Simples, directo e eficaz! (mas com coracao!)

p.s. nao notei esses truques de camara/edicao q referiste. se me lembrar ainda dou outra olhada!
Notei foi o uso recorrente de grandes close-ups!