05 March 2008

Sweeney Todd de Tim Burton ou Filipe La Féria


Sei que ainda pode ser cedo para o maldizer, mas este filme foi o mais irritante que vi, desde que tentei ver "O fantasma da Ópera", o mais recente.

Depois de ter lido: Based on the hit Broadway musical which tells the infamous story of Benjamin Barker...não restaram as dúvidas, o Filipe La Féria faria melhor!!

A fotografia e os ambientes não deixam de gritar Tim Burton... mas ele põe o Alan Rickman a cantar (coisa que só o Filipe faria com qualidade, senão pensem, João Baião)! Ele nem é mau actor...mas a cantar...Oh Deus! Não fosse eu ser ateu, ligava-te da igreja mais próxima, a pedir para encurtares o meu tempo!

A mulher do Tim dá um bom contributo ao filme,ou melhor seria dizer, o seu decote, e um rosto muito bem caracterizado ao estilo de tantos outros que esta já fez, mas sempre que abre a boca, dá vontade de ter Deus no speeddial...

O Johnny, safa-se coitado. Desta vez não lhe pediram para fazer de novo de Hunter S. Thompson, como na treta dos piratas da ilha das férias(sem querer menosprezar estes filmes porque servem o seu propósito, encher as tardes de Natal, Páscoa e Passagem de ano, com um tema propício às ocasiões, os piratas. No entanto, se bem me lembro, Jesus jogava Bowling ao som de Gipsy Kings e não a Caça ao Tesouro)...No entanto, já foi anunciado que haveria mais uma adaptação de outro livro do Hunter... The Rum diary. Será esta, uma boa noticia???

Voltando ao filme, tenho de referir que faltaram os momentos de coreografias em conjunto de todo o cast, coisa que o Filipe jamais deixaria passar, e principalmente, os momentos de silêncio!!
Não posso deixar de criticar, também, a escolha do banana que fez os arranjos musicais... onde está o Elfman? Ele provavelmente salvaria este filme... e aqui, acho que nem Filipe faria um bom trabalho, porque ele no máximo contrataria Dj Pantaleão ou o Pedro Abrunhosa e aí estava tudo perdido na mesma...

4 comments:

al said...

que mázinha!!! lolol

curti bue a tua critica.
e tb curti bue o filme. lol de novo

bjinhos

daigoro said...

Musicais, mais uma mania, na diversidade de produtos que hollywood consegue estabelecer. Isto realmente em imagem fotografada não ficou minimamente impressionante, e cada vez que eles abriam a boca demais para falar, eu assumia que iriam cantar e franzia o sobrolho tentando ao mesmo tempo encerrar a cavidade auditiva.

O grande problema do musical, como estilo, desde que vi "Evita" de Alan Parker(http://www.imdb.com/title/tt0116250/), é que fiquei com a sensação que
estes novos musicais no ecrã são um sem fim de emoções sempre ao mesmo nível e sem grandes altos nem baixos. Para os mais interessados vejam a música da ópera "il barbieri de sevilla" de Rossini (que nada tem a haver tematicamente, mas partilha o mesmo ponto central e é bem mais entusiasmante - ver tb a referencia a esta ópera por parte do bugs bunny), em toda a sua imponência e pensei no que esta estória se tornou, e no que poderia ter, ou ser, nesta vingança há tanto aguardada, e repentinamente proporcionada.

Heidi said...

Ulisses: descobri há pouco tempo que existiu uma peça de teatro made in portugal sobre a história do barbeiro...
não foi com o Filipe La Féria, mas de qualquer forma achei curioso.. aqui fica o link:
http://www.guiadacidade.pt/portugal/index.php?lg=en&G=agenda.index&artid=16264&distritoid=11&li=agenda

Sergio said...

Bem...nunca vi nada do Filipe La Feria, mas vi este "Sweeney Todd".
Realmente no inicio do filme (e meio) estava como alguem disse "sempre a levantar o sobrolho sempre q alguem cantava"...mas olhem q p o final ja nao era bem assim! Acho q o q me foi mudando foi q a estoria p o fim torna-se bem mais macabra e rebuscada (bem ao estilo do q Burton nos habituou) e levado pelos acontecimentos, a repetiçao de alguns refroes mais melodicos, ja nao me parecia tao ma!
Mas, em bem da verdade, musicais tb nao o meu genero favorito....lembro-me apenas de um recente q gostei...talvez tenham ouvido falar pq na entrega dos oscares deste ano a protagonista (Markéta Irglová) deu um show de bola (humildade, mas nao deixando de se acreditar em si proprio)....q é exactamente sobre o q o filme é!
"Once", musical com originalidade...e filmado por um punhado de libras!
p.s. tem uma cena inicial simplesmente fabulosa!