02 October 2009

Watchmen

Este filme criou uma grande e profunda dualidade de sensacoes em mim.
Por um lado eu senti a profundidade e complexidade da historia original (mt aclamada graphic novel d Alan Moore) e por outro notava todos os momentos em q o filme se afastava dessa visao e se transformava num banal action movie.

Tb ja senti isto (em menor grau) em filmes como "V for Vendetta" ou mesmo o "The Perfume". O mais estranho é q eu nunca li os graphic novels dos 2 primeiros titulos e no entanto parece inconfundivel qd o filme se afasta/ou nao consegue retratar o material original!
É-me dificil colocar o dedo exctamente o q falha ou q cenas falham, mas é claro q este filme só consegue tentar ser tao bom como a obra original. E está sempre abaixo deste. Bastante abaixo! Mas enquanto se está a pensar nisto, zras! lá vem mais uma lufada d material original e lá ficamos em estado "Uau" com a estoria.
Em termos d estoria....UAU! Tudo o q significa, a critica ao sistema politico d altura, a criacao d uma alternativa paralela, a invocacao d um "Deus", o questionar das "emocoes", a guerra fria e o seu impacto cataclitico, a justica pelas proprias maos/vingador, a subversao d ideia d heroi, o fim com solucoes...bem, o fim..... :-)

Tb achei q o filme demora algum tempo a encaixar os personagens todos, como eles interagem entre eles e quais os verdadeiros motivos, mas ai ate dou o benificio d duvida pois é bastante informacao p dar....só dps desta fase, talvez 30/40m decorridos d filme, é q realmente se entra no filme.

Gostei bastante d personagem d Rorschach, mas nao da voz exagerada.
Gostei particularmente d q o personagem d Dr. Manhattan tinha p dizer, mas nao d interpretacao.
Gostei como a personagem The Comedian contribui p o filme, mas achei q faltava um bocado mais d substancia p resultar plenamente.

Passei um bom bocado, entrei num mundo diferente.
Nao posso dizer q gostei d filme, mas nao posso deixar d recomendar por causa d estoria!
Talvez uma solucao: ler o original graphic novel e só dps decidir se vale a pena ver o filme!

2 comments:

Tug@ said...

pá...

eu até gostei do filme.

Fui vê-lo sem saber nada de nada do comic, mas inté achei "bom", pelo menos bastante acima dos x-men.

a representação lá do narcisista (bicho mau cheio da euros com a perspectiva de mudar o mundo) é k nunca me convenceu!!!

gostei do gajo k é forçado a voar da janela! :D

Sev said...

Bem, este filme é realmente diferente daquilo a que estamos habituados quando vamos ver uma adapatação para cinema de um "comic". Mas é-o porque o "comic" já por si não é um "comic" normal.
Eu também fiquei com sentimentos opostos quando vi o filme. O filme é longo, e tem de o ser. Só assim dá para adensar minimamente os personagens, e eu isso acho que está bem feito, embora, como é óbvio, com a limitação imposta de que o filme não pode durar o dia todo e portanto não pode ir ao pormenor detalhado - esta limitação não existe quando se trata do "comic".
Depois, quanto ao conteúdo, este filme tem tudo... apesar de ser já um argumento velhinho, tem paralelismos muito actuais e eu diria até paralelismos intemporais.
Na minha opinião o filme como um todo não resulta muito bem, parece que estamos a ver dois filmes, aquele profundo sobre a crítica social, política e cultural, a relação complexa entre as pessoas, e depois um outro... do género Dragon Ball...
Ainda agora não sei se gostei ou não.
Meh...