
http://www.imdb.com/title/tt1166827/
este não é um filme de verdades absolutas. É um filme de questões intemporais. Até onde é que vão as nossas vontades? Até que ponto sou livre? Até que ponto o meu pensamento é livre?
É importante abrir a mente e prepará-la para questões, principalmente para nos questionarmos a nós próprios e a questionarmos os nossos pré-conceitos.
Zeitgeist significa, em alemão, literalmente, "o espírito do tempo", tempo no sentido de "era"; a palavra tem imensas traduções e, sendo proveniente do romantismo alemão, revela a observação a posteriori deste espírito sob o olho atento da história. É uma questão de unidade, para a qual todos construímos quer como pessoas, depois como nação e, finalmente, como mundo (Weltgeist).
As implicações filosóficas deste termo, e das considerações daí derivadas para o ser humano como indivíduo, e para a Terra, como "espírito colectivo", quer queiram pensar espiritualmente, como Gaia, ou Deus; quer fisicamente, com a nossa presença e forçosa influência, quer nas vidas uns dos outros, quer no próprio impacto ambiental; e do próprio filme são além de extensas, complexas.
O filme foi um projecto independente de um realizador, Peter Joseph, que sem interesse algum em vender o filme, mas sim em veícular a sua mensagem, criou um site onde o filme está disponível para visionamento online, Zeitgeist-The Movie, com legendas em várias línguas, sendo também possível o download por torrent, ou compra do dvd, para quem quiser. Houve um filme anterior chamado American Zeitgeist, o qual ainda não tive oportunidade de ver. O filme tem muitas mensagens, e uma delas é que devemos procurar, investigar por nossa própria mão, se quisermos saber a verdade, principalmente sobre o que nos dizem. Ah, e a T.V., como alguns de vocês já sabiam/suspeitavam não é um elemento fiável de informação. E principalmente, é um dos piores geradores de pensamento.
Poucos serão os que irão ver o filme (apesar do link acima), muitos mais serão os que não se deixarão tocar. Este filme é enquadrado na categoria de documentário-teoria da conspiração. Eu não concordo, e daí falar nisto. Tem o seu quê de teoria da conspiração, no entanto as suas ideias vão muito mais além. A ideia por detrás do filme é bastante superior a isso. Mas isso eu deixo ao vosso critério.
"They must find it difficult...
Those who have taken authority as the truth,
rather of truth as the authority."
Gerald Massey
daigoro