O nosso lugar no planeta terra, e sem dúvida que marca é que estamos a deixar.
O documentário comeca com frases fortes e muito verdadeiras.
Faz uma análise daquilo que se passou, no ponto em que estamos e o que será necessário fazer no futuro para solucionar este problema.
Várias das pessoas que expressam as suas opinioes tem uma visao muito clara e expressam-na de uma forma muito interessante.
De quando em vez lá temos o narrador a fazer o ponto da situacao.
Faz-nos pensar, pensar naquilo que fazemos no dia-a-dia, naquilo que tomamos por certo e importante, e principalmente naquilo que é do mais urgente mudar para que o futuro seja risonho para todos nós. Quando ouvimos o quao importante sao os próximos 10 anos e aquilo que o ser humano vier a fazer, porque estamos a chegar a um ponto irreversível.
Mas acima de tudo, a palavra que me fica deste documentário é "CORPORATION", mais uma vez. Acima de todos nós seres individuais que pudemos fazer algo para mudar a actual evolucao, existem grupos económicos, sejam eles empresas ou governos, que TÊM urgentemente que mudar as suas politicas, porque o grande problema advém dai.
Acima de tudo nao pudemos esquecer que nós somos parte da Natureza e em vez de caminharmos ao lado dela estamos a lutar contra. E o pior é que a nossa extincao como seres humanos está muito mais próxima que a da Natureza como um todo. Ela consegue-se reinventar (como já aconteceu no passado), nós, como todos os animais, chegará um momento em que a extincao será inevitável.
Tenho pena que documentários como este nao tenham mais visibilidade, para nao nos esquecermos da nossa fragilidade nesta equacao que está prestes a mudar.
27 March 2009
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
4 comments:
engracado...tb vi este filme ontem! :-D
coisas q retive (e q cada um pode e deve fazer):
- tentar sempre (e em tudo) miminizar o "waste" (lixo)
- a cada compra q se faz, pensar sempre qual o impacto dessa compra no ponto mencionado acima!
Normalmente, qd se fala em controlar a nossa "carbon footprint" no planeta, existe uma ideia errada q se tem q deixar de comprar coisas. sim, talvez. mas nao tudo. Possuir objectos ou luxos sempre fez parte da condicao humana. está em controlar isso e ter um ponto de equilibrio q nos pode trazer o q se chama de "vivencia sustentavel"....o holly grail dos nossos dias!
p.s. qt ao documentario....acho q é muito generalista e q comeca num extremo muito filosofico. acaba por falar de tudo nao aprofundando nada. mas ás vezes isso é bom, principalmente se for a nossa primeira obra nesta area .....
nem de propósito... :P
já sabem que amanha (28 Março) é para apagar as luzes e o máximo que aparelhos eléctricos que pudermos??
Durante 1 hora: 20:30-->21:30
Acho este tipo de iniciativas uma treta!
ver o seguinte comment:
http://bonhanho.blogspot.com/2009/03/vamos-deixar-o-planeta-respirar.html
Se calhar...
http://www.timesonline.co.uk/tol/driving/jeremy_clarkson/article632266.ece
Pois é, neste mundo de (des)informação como é que "leigos" como nós sabemos separar a verdade do embuste?
Dá que pensar...
De qualquer modo, fazer o máximo para reduzir a nossa pegada de carbono deverá estar sempre na ordem do dia, independentemente se nos andam a enganar ou não.
Post a Comment