23 March 2009

Hable con ella

As relacoes humanas sao das coisas que melhor caracterizam os espanhóis, e o Almodóvar retrata-as na perfeicao. Os seus personagens sao cheios de forca e emotividade.
Por outro lado, há uma data de detalhes que ele nao consegue evitar, e eles estao em todos os filmes, criando uma forte sensacao de Déjà Vu.

Nao foi o meu filme favorito dele.

Uma coisa que nao percebi no filme foi a relacao dos cantores brasileiros com uma história tao vincada de tradicoes espanholas. A primeira cena em que mostra a Lydia a tourear é acompanhada de uma música da Elis Regina?! Eu percebo a parte de dar uma sensibilidade diferente, mais feminina, a uma coisa tao masculina, mas é o expoente máximo da cultura espanhola e conjugar isso com uma música brasileira... Mais tarde aparece o Caetano Veloso, mas ai felizmente a cantar em espanhol. Eu percebo a cena, só nao percebo o cantor. Aliás esta cena fez-me lembrar uma muito igual que acontece no Vicky Cristina Barcelona quando eles vao de fim de semana a Oviedo.

Havia um postal deste filme colado na parede ao lado de um monitor de uma tal sala dos espelhos ;-)

4 comments:

Rute said...

Apesar de todos os defeitos que reparaste, e que concordo, é um filme notável!

Sergio said...

Nota 5!

Heidi said...

já vai mt tempo que vi este filme.. é óbvio que é bom, mas não é fácil de digerir.... lembro-me que fiquei um pouco sem saber o que pensar...

pessoalmente não tenho muita vontade de o voltar a ver. e já não me lembrava de muitos detalhes falados neste post.

sim o postal ;) na sala dos espelhos

Narizinho said...

Eu gostei muito! e voltei a rever! As estórias de Almodóvar são sempre bem contadas e as personagens muito bem construidas.
Quando vejo os seus filmes, sinto sempre as personagens como reais.

Neste filme continuamos a identificar diversas caracteristicas dos seus filmes, apesar de bem mais comportado :)),como a abordagem a temas polémicos e os relacionamentos sempre incomuns.