26 March 2009

Valkyrie

É de louvar ter sido feito um filme que aborde esta "parte" da 2° Guerra Mundial. O meu conhecimento sobre a matéria nao é assim tao grande e se calhar por isso nao fazia a minima ideia que o Hitler tinha sofrido atentados que vinham de dentro do seu organismo militar. De facto o Coronel Claus von Stauffenberg foi uma pessoa com uma coragem e uma capacidade de analisar a realidade incrivel. Ele nao só percebeu que o problema nao estava no resto do mundo, mas sim numa pessoa Austro-hungara e nos seus seguidores fanáticos. Como sabia que nao bastava aniquilar esta pessoa, era preciso pensar mais à frente e saber o que fazer logo a seguir.

O filme em si falha, falha em alguns aspectos da recriação de alguns dos personagens, as altas patentes oficiais alemas nao transmitem a rigidez que lhes era tao característica. E acima de tudo, falha na emocao do desenrolar da história. Ok, já se sabe como vai acabar, mas isto nunca foi motivo para um filme nao ser emotivo, e neste filme, quanto a mim, só houve um momento de emocao. O que para um filme deste género me parece muito pouco.

Vale a pena ver por alguns dos factos históricos, mas à parte disso...

BTW
Este filme foi montado em Munique nos estúdios Arri que eu fui visitar aqui há umas semanas. E para aqueles blogueiros mais interessados nesta componente dos filmes: eles aceitam estágios, daqueles curtos, acho que nao remunerados (mas que valem só pela experiência), e como alojamento toda a gente tem...

6 comments:

Sergio said...

o filme é uma merda! nao dá nada a nocao d realidade do regime nazi (é tipo soap-opera americana sobre nazis), os actores nao estao bem escolhidos, só mostra a parte dos decidentes relegando o controlo das SS, etc.... e claro tem o Tom Cruzetas :-(((((
só vale p conhecer um bocadinho da historia real!

DearJohn said...

Ó DIACHO.....ou muito me engano ou ja havia um post sobre o valkyrie algures neste blog....ou esse cromo do toni cruz ja tá na orkiedea 2?

carla said...

Oh :-(
Pois já, peco imensa desculpa por ter criado um novo post, mas nao me lembrava mesmo :-(
Sorry....

al said...

não percebo o stress de criar mais do que um post sobre o mesmo filme ;PPPPPPPP

Heidi said...

é só pq dá mais jeito ver a opinião de toda a gente sobre o mesmo filme, centralizada.

Mas cada um faz o que bem entente, CLARO! :P

M said...

Eu gostei muito. Fiquei colada ao sofá o tempo todo.
O facto de eu näo fazer a mínima ideia de que tinha havido uma Operation Valkyrie (para näo falar das 14 tentativas prévias de assassinar o homem) ajudou a manter o suspense.
No geral, acho que o filme está muito bem conseguido. Näo achei que fosse uma soap opera americana ;-) Achei que teve uma abordagem simples, directa e fria. Quase como um documentário.
E pronto, sempre que vejo alguma coisa sobre este digno representante da raca que ele tanto defendia, fico estupefacta e a única frase que me vem à cabeca é "Como é que é possível?"...