10 December 2006
State&Main
Na caixa dizia: melhor comédia de sempre, rir a doer, etc etc. entusiasmada la fui ver, não me ri uma única vez!! pensei: estarei com algum problema? já não me apanham com comédias! ou será que isto nao tinha mesmo graça??? a situação geral do filme é bizarra, uma equipa de filmagem pretende filmar uma longa metragem num determinado local, no entanto lá se vao sucedendo alguns azares e o filme vai sendo adiado. No meio disto tudo eu devia ter rido... fico à espera dos vossos pareceres, caso tenham visto a trama.
08 December 2006
Ilha das Flores ---> ****
Este é um documentario muito sui-generis...
Tem +/- 13 min.
Está no n° 9 do melhores documentarios de sempre do IMDB.
È Brasileiro.
Ja tem uns bons 17 aninhos!
È capaz de ter custado menos do que o salario minimo nacional (o novo!!!) :-D.
Tem um ritmo muito peculiar de contar a sua historia. Frenetico e abrangente. Completo mas complexo.
Ah…...e conta a historia veridica das pessoas da ilha das flores. Ilha essa onde despejam o lixo urbano para os porcos comerem. O que eles nao quiserem … pode ficar para as pessoas!
Vale a pena? Muito!
Qual a sensacao? Semelhante a um murro no estomago! Rápido e pungente!
Chinatown --> *****
Quem nao reconhecer a virtuosidade deste clássico incontornável da historia do cinema, pode ja retirar os seus olhinhos deste post porque só vai ler "mais disto"!
A qualidade, a todos os aspectos, deste filme é incrivel…vejamos:
Actores:
Jack Nicholson : contido mas com representações faciais simplesmente deliciosas!
John Huston : é um actor com altos e baixos de representacao…mas quando está no pico…."chega para lá"…aquilo da arrepios! Só aquelea voz…nem vos conto! :-D
Mia Farrow : cumpre. Acima da média.
Fotografia:
De época. Côr carregada quanto baste. Bom balanço entre o tom negro do filme e as cenas de outdoor!
Realização:
Está tudo nos "trinques"! Consegue dar pormenores muito sofisticados de camara no entanto sem parecer demasiado esforçado! Dá o enfase correcto nos momentos certos de tensão!
Historia:
Uma historia de investigação que vai complicando (desvendando) mais e mais ….até ao final! …e que final! BRUTAL !
03 December 2006
A good year
28 November 2006
27 November 2006
JFK e Why we fight
Gostei! de ambos.
Não consigo fazer 2 post separados relativamente a este filme "JFK" http://www.imdb.com/title/tt0102138/ e a este documentário "Why we fight" http://www.imdb.com/title/tt0436971/, vi-os no mesmo dia, e as semelhanças são tantas que parece que se complementam. O mais curioso é que o discurso de despedida do presidente do Estados Unidos Dwight D. Eisenhower que serve como ponto de referência ao documentário, é exactamente o mesmo discurso com que começa o filme JFK. Porque lá está, a história é a mesma, o negócio que é a guerra, quem esta por detrás desse negócio, que outras razões conseguem os Estados Unidos "criar" para justificar os seus actos militares/de policiamento ao longo destes últimos anos, e no caso específico do JFK, o exemplo prático do que "eles" são capazes de fazer a quem se está a interpror a esses interesses.
Por vezes o filme é difícil de acompanhar, é muita a informação que é necessária e maior parte das vezes ela é literalmente debitada por algum dos personagens.
Quanto ao documentário, e tal como no filme, existe tanta informação que é necessário ser transmitida que por vezes parecia que não levavam certos assuntos a um detalhe que se calhar eu gostaria que levassem.
O que mais me impressionou é a frieza com que essas pessoas com poder, que nem sempre é o presidente dos Estados Unidos (normalmente esse é um pau mandado à procura de votos), conseguem brincar com a vida de milhares de pessoas como se de simples objectos insignificantes se tratassem, e como se torna fácil que pessoas que nada tem a ver com o assunto estejam do mesmo lado que essas pessoas de poder sem se aperceberem das verdadeiras razões.
26 November 2006
Prime --» *
http://www.imdb.com/title/tt0387514/
se este filme para alguma coisa é para mostrar que, nem sempre, bons actores e uma boa historia resultam num bom filme!
Este filme é tao leve como aquelas ostias do chinês!
É pena...mas nao muito! :-D
Why we fight --» ****
http://www.imdb.com/title/tt0436971/
Porque se entra em guerra? O que leva um país como os E.U.A. a estarem armados ate aos dentes? Porque é que estão, directa ou indirectamente, em todos os conflitos armados que há história nos últimos 50 anos?
Para expor estas questões, (mas principalmente perceber o porque destas questões), chega-nos este “Why We Fight”, documentário denúncia sobre os interesses económicos e políticos e as razoes históricas que levam a que o E.U.A. sejam actualmente o “policia do mundo” e mantenham a guerra do Iraque.
Pessoalmente gosto muito deste tipo de documentários que nos fazem perceber o que se passa no mundo (além das noticias LOL) e nos fazem pensar um bocado mais do que a hora e meia que dura o filme!
Um ponto alto dos testemunhos presentes neste filme é o de Eisenhower, num iluminado discurso à naçao, onde alerta para o futuro problema que o potencial bélico dos E.U.A. acarretam. Muito bom...
Este documentario está na linha de "Fahrenheit 9/11" mas bastante menos tendencioso, "Lord of War" mas (infelizmente) ainda mais real ou "Syriana" mas com mais informaçao. Para completar a "primary school" sobre os meandros sujos da actualidade dos E.U.A. , recomendo vivamente "The Corporation" ou "Enron: The Smartest Guys in the Room " sobre a America corporativa. Acredito que depois de verem estes nao olharão com os mesmos olhos para a CNN! :-D
p.s. Por razoes de segurança, este post irá destruir-se dentro de 5 segundos! ...4...3...2...1...Pum!
LOL
Marie Antoinette
Fui vê-lo hoje! estava ansiosa para ver a última longa da minha homónima e GOSTEI MUITO!!! Nada de diálogos muito longos, toda a acção se passa no meio dos fru-frus de seda, da exitência daquelas pessoas que flutuam por Versailles. Muita goluseima, muita festa, enfim eles eram teenagers, é o que se sabe.Quem não sabe nada da existência de Maria Antonieta fica com um apanhado geral do que se passou em França por aquela altura, de resto é um filme poético, ligeiro e descontraído. Tão descontraído que até se vê um microfone, but who cares....Sophia Coppola e basta. Gostei, recomendo, foi um bom bocado e no próximo filme dela, lá estarei para ver.
p.s. - a kirsten estava lindamente, não podia ter sido outra de facto. Adorei.
17 November 2006
Paris, Texas; by Wim Wenders
"Paris, Texas"
What a film... excelentes momentos, brilhantemente bem filmados, e com imensos significados. Uma história de descoberta, de conhecimento. To find oneself. and to discover others. Deixando semântica de lado, até porque a assumição absoluta de que um momento começa, onde outro acabou, é algo ambígua; sendo mais importante absorver o novo passo apesar do anterior ainda se encontrar em progressão, qual entidade viva.
Ele descobre-se após o irmão o encontrar. ele encontra o filho, descobre-o, e o filho descobre o pai, e ambos partem em busca de re/conhecer a mãe.
A belíssima música de Ry Cooder, que entretanto apareceu no"Buena Vista Social Club" , também de Wenders, traz magia a este filme, dando um toque de sensibilidade e profundidade aos momentos nos quais é usado. Adorei a fotografia. Que cores.
Um filme genial, com uma bela iluminação, belos momentos, grandes interpretações, particularmente de Harry Dean Stanton.
daigoro
15 November 2006
Reservoir Dogs
Nada de mais!
Aliás até fiquei um pouco desiludida.
A história tem alguns momentos interessantes, mas no todo não é nada de especial. Senti que não acrecescentou nada à minha existência, nem para o bem nem para o mal
E para piorar a situação, no final do filme há uma cena que , quanto a mim, não faz sentido. Revi a cena umas 10 vezes, e continuei sem perceber como é que aquilo acontece :-(
http://www.imdb.com/title/tt0105236/
13 November 2006
Long Way Roud
Gostei!!!
(Não se trata de um filme mas de um "seriado")
É de ficar agarrado, eu pelo menos fiquei, e muito.
Basicamente são 2 amigos (Ewan McGregor e Charley Boorman) que decidem fazer uma viagem à volta do mundo (desde Londres até Nova Iorque) de mota, passam por paises/zonas como o Cazaquistão (tão na moda nos dias de hoje) Mongólia e Sibéria, entre outras, durante 150 dias. A parte mais interessante é sem dúvida a maneira como o assunto é abordado. Na série temos oportunidade de acompanhar os 4 meses e meio de preparativos, e depois, durante a viagem é-nos mostrado as dificuldades de percorrer tantos quilómetros numa mota (por mais que ela seja boa e preparada para estas situações), as dificuldades geográficas (que são muitas) e acima de tudo, a cultura e as pessoas destes países, principalmente daqueles que temos um menor conhecimento. Ao longo da viagem eles visitam alguns locais "turísticos" ou assistem a manifestações culturais, para além de cooperarem com a UNICEF fazendo visitas a alguns centros de apoio.
É sem dúvida uma aventura para a vida, sorte de quem a pode ter ;-)
http://www.imdb.com/title/tt0403778/
11 November 2006
Romeo + Juliet (1996)
De qualquer forma foi bom rever o filme e lembrar-me novamente o porquê de ter gostado tanto... está mesmo bom! com a banda sonora brutal e com muito mais detalhe nesta versão ;)
Depois de termos visto o Moulin Rouge, apercebemo-nos dos "mil toques" que o Baz Luhrmann dá no Romeo+Juliet que se revelaram mais tarde no Moulin Rouge ;)
E mais uma vez quando o filme termina fiquei com um nó no estômago... tá mesmo bom!
http://www.imdb.com/title/tt0117509/
09 November 2006
cine crack
para começar bem aqui vai já o segundo, e como não podia deixar de ser, QUERO A MINHA GAJA!!!!!!
e nada melhor do que falar do melhor filme de sempre, de todos os tempos, do mundo e quem sabe até da europa.
ok é isto tudo mas só para mim, é sem duvida o filme que mais gostei de sempre. não não vou falar do funny games, se calhar é a seguir. estou a falar do 'eternal sunshine of the spotless mind'. nunca num só filme ri e chorei tanto. nem nunca ri a chorar e chorei a rir com tanto gosto.
tenho que dizer que este filme é um bocado estupido. faz-me lembrar os livros do saramago. partilham o mesmo tipo de receita culinaria. pega-se em algo de absolutamente fantastico, como a peninsula iberica separar-se da europa ou ir ao medico para apagar a lembrança dolorosa do cãozinho querido que morreu, dilui-se na banalidade da vida do dia-a-dia e junta-se o gajo e a gaja. e chega-se ao fim com uma historia de amor. como disse o outro, neste mundo só há dois tipos de historia que vale a pena contar, a de amor e a de guerra. eu concordo.
este é então um simples filme de amor , ou melhor de Amor. (não sei bem qual é a diferença, mas como disse recentemente numa carta, é a unica palavra que me interessa escrever com letra maiuscula)
então é assim, imaginem que acabaram de acabar com o amor da vossa vida, a dor está a deixar-vos loucos e existe desde há uns anitos um procedimento medico que vos permite apagar selectiva e completamente da memoria memorias. iriam querer faze-lo??? pensem bem....... eu espero um bocadinho. para quem diz que não, e se a outra pessoa se antecipar e vos apagar a voces da sua memoria?? cabrão/puta de merda!!! ainda não ?? anjinhos...
era para escrever muito mais mas sinceramente o filme é magico demais para analisar e esquartejar como uma rã presa com alfinetes. digo apenas que o gajo e a gaja estão perfeitos, sim é o jim carrey e está perfeito. ela tb. e os secundarios apenas o são pela historia e não pelo talento.
digo apenas que o ambiente geral do filme é o da vida cotidiana, apesar de grande parte do filme se passar na cabeça dele, muito humano e realista, não há herois nem vilões. não há grandes explosões nem acontecimentos globais nem twistes assassinos de tudo o que se passou antes, apesar de ter um ou outro menor apenas para apimentar um bocadinho.
um filme cheio de promenores delciosos para saborear do inicio ao fim, para quem quiser ou puder abrir os olhos e deixar-se ir, como a vida que é o contrario da morte como disse a outra. não foi bem assim mas......QUERO A MINHA GAJA!!!!!
cine crack
requiem
pois é cá estou eu finalmente a por um postzito.
antes de mais tenho que dizer que QUERO A MINHA GAJA!!!!!!
para primeiro post decidi começar bem e falar dessa obra prima 'requiem for a dream'. digo obra prima pq até agora é sem duvida o melhor filme do darren (pós amigos) e depois pq é mesmo uma obra prima. e o que é mais impressionante é saber que é apenas o seu segundo filme.
neste filme temos 3 personagens principais que depois afinal são só dois ou 4 dependendo do ponto de vista.
do ponto de vista dos dois principais temos o filho e a mãe. do ponto de vista dos 4 temos o filho, a namorada, o amigo e a mãe. mas afinal são 3 pq o filho e a namorada são um conjunto, a mãe é a mãe e o amigo, talvez por ser preto acaba, como é costume, por ser relegado para mero side-kick. diga-se em abono da verdade que é melhor assim já que o personagem, que parece ter sido ao inico pensado para maior protagonismo, não acrescenta assim tanto para justificar maior tempo em cena.
mas afinal de que trata o filme?? droga muita droga. de varios pontos de vista. sim do ponto de vista da mãe tb.
pelo lado do filho temos a ilusão do dinheiro rapido revendendo uma quantia grande de droga em pequenas doses para fazer bastante dinheiro. do lado da mãe temos a ilusão da aparição televisiva como meio de ser apreciado por milhões e milhões de telespectadores. é obvio que as coisas não correm exctamente como planeado para nenhum dos intervenientes e devo dizer a quem não viu que não é improprio para cardiacos. ainda hoje me arrepio todo cada vez que ouço a musica-tema do filme. que , ja agora, é brutalissima. feita pelos mesmos virtuosos que ja apareciam no primeiro filme.
ora bem, temos historias paralelas, temos pontos de vista tão diferentes como a mãe que quer aparecer na televisão e o filho que vende heroina. como é que ele se safa com isto tudo, se é que se safa??
safa-se, e muito bem, com uma mostrado dia-a-dia cheia de cortes e recortes constantes misturados com um alternar muito bem conseguido entre o mundo da mãe e do filho. mas safa-se, principalmente, pela espiral descendente que ambas as historias partilham até ao fundo do poço. e se a historia do filho é arrepiante pelo degredo do mundo da droga e os extremos para onde nos transporta, a da mãe ainda o é mais pelo que vemos acontecer a uma senhora nos seus 50 60 anos que a unica coisa que quer é emagrecer uns quilitos para poder vestir aquele vestido vermelho, que o marido tanto gostava, para ir à televisão.
em resumo, e sinto que este texto não faz a minima justiça a um filme tão portentoso, este é um filme para colar com as luzes apagadas. para ir encolhendo no sofá pois afinal é verdade que existem monstros neste mundo. e não é que esta ou aquela pessoa sejam montruosas mas é monstruoso até onde uma pessoa se pode enterrar sem se apreceber no que se esta a meter até ser tarde demais.
07 November 2006
Wedding crashers --> ***
Este filme é o exemplo tipico de como uma comédia com imenso potencial acaba estragada!
Vamos por partes!
1a parte: Deveras interessante, com Vince Vaughn e Owen Wilson a debitarem piadas e situacoes engracadas a um ritmo superior ao que nós conseguimos absorver! Mais uma vez digo que "o Bince" :-D é dos melhores actores comicos da actualidade…pena estar type-casted e nao experimentar qq coisa mais "á séria"! …alias, todo o elenco esta muito bem! (principalmente as raparigas que caem nas camas! ;-) )
2a parte: Comete o pior erro de uma comedia…comeca a ser pregador e sentimentalista! Arrasta-se que nem um caracol e nem as mesmas boas interpretacoes conseguem salvar o filme! Nao é que as falas estejam desapropriadas ou mal escritas…nao estao! Simplesmente nao sao para este filme! È PENA! ... tinha potencial para ser muito, muito mais!
Curto e grosso: a aparicao de Will Ferrell . "Over the top" mas brilhante!
06 November 2006
Sweet November (2001)
Lá vi o filme ontem à noite, deu na tv, só tinha visto "bocados" do filme, sempre o evitei por causa do meu amigo Keanu Reeves. O filme está doce, lá está, e muito bom para um dominguinho. Há algumas cenas de maior sentimento e romancismo que só mesmo o keanu consegue estragar... tadinho eu até não desgosto dele coitado, mas jeitinho p simular sentimentos é que ele não tem mesmo.. será tb assim na vida real? Para quem viu o filme, há a cena dele a pedi-la em casamento, deita pra água o telemóvel e o relógio, pronto não tá 100% bem, mas lá conseguiu disfarçar a sua má representação. Agora quando ele lhe oferece 12 presentes e começa a apresentá-los um por um onde é suposto ser engraçado/romântico.. tss... tss... ele lá nos brindou com o seu jeitinho de "não estou a sentir nada do que estou práki a dizer" enfim como só ele sabe ser :) por isso é que ele é perfeito pa Matriz.
05 November 2006
One hour photo
O homem que copiava - ****
Argumento consistente, bons pormenores de realização e um elenco que confere á estória a dinâmica necessária, fazem deste filme um bom representante do cinema brasileiro.
Trata-se de um filme leve (no formato não na essência), despretensioso, divertido e inteligente.
Fiquei com uma excelente impressão sobre Jorge Furtado, da obra dele só conhecia A Ilha da Flores (nº 9 no Top Rated "Documentary" Titles do IMDB). Sem duvida um realizador a explorar.
Highlight: o elenco. A fluidez de alguns diálogos é notável.
Recomenda-se :)
Tagline? O Cristo Redentor é mais bonito que o Quisto Rei ! :)
De battre mon coeur s'est arrêté --» ****
Título nacional (e como ficou conhecido) : "De tanto bater o meu coraçao parou".
Este filme transborda ritmo. Ritmo de música, ritmo de viver, ritmo das escolhas da vida, dos amores e desamores e até das tragédias que nos vao acontecendo ... acabando estas por determinar o ritmo do nosso coração!
O filme vai crescendo, mudando, evoluindo, acabando muito mais profundo do que começou. E a culpa é de Jacques Audiard, mas principalmente de Romain Duris que consegue, com muita subtileza, transmitir essa evoluçao, dando ao personagem pormenores tao subtis quanto determinantes para a interpretaçao desta metáfora "vida-música".
De salientar a banda sonora: não por causa das óbvias peças clássicas, mas pela maneira como a música electro e pop são encaixadas na tematica classica (o que nao é nada facil!) e misturadas no contexto do filme, acrescentando a este ritmo e carácter.
03 November 2006
The science of sleep --» *****
Apresento-vos um dos melhores filmes do ano, senao o melhor!
http://www.imdb.com/title/tt0354899/
Como será o delirante mundo dos sonhos? Como se poderá filmar um personagem que tanto está "acordado" como a "sonhar"? Que consequências traria para a vivência com outros? Como seria esse personagem apaixonar-se?
Estas e outras (dificeis) questoes sao apresentadas no novo filme de Michel Gondry que já nos brindou com Eternal Sunshine of the Spotless Mind e alguns dos melhores videos contemporaneos!
Através de um fenomenal desempenho de Gael García Bernal, efeitos visuais delirantes (mas muito "criançolas"), o apoio do engraçado Alain Chabat como secundário, o filme consegue-nos catapultar para uma realidade diferente onde nunca é claro o limite entre sonho e realidade. Sublime e belo!
Tagline: Nunca abdiquem dos vossos sonhos. Mesmo acordados!
01 November 2006
Lord of War
Gostei!
Nem de propósito, fartei-me de dizer mal do Nicolas Cage, e vou logo a seguir ver outro filme dele, e ele é também o narrador deste :-)
O filme baseia-se em factos reais e retrata o negócio ilegal de venda de armas. Dá-nos a mostrar como estas coisas acontecem, é um mundo à parte.
De resto o filme não tem muito mais, vale mesmo pelo sub-mundo que nos apresenta.
http://www.imdb.com/title/tt0399295/
30 October 2006
Little Miss Sunshine (2006)
FABULOSO!!! Estou aqui mortinha por dizer mil e uma coisas sobre o filme, mas como eu sou mesmo altamente :) não quero estragar a surpresa a ninguém. Just see the moovie!!!!!!!!!!!! Vão ao cinema, saquem da net, não interessa, mas vejam! Quero poder falar sobre o filme!!! E se pudesse ia ao cinema vê-lo novamente, mas "não tenho tempo"... estou apaixonada por todas as personagens, é delirante! Provavelmente o melhor filme que vi este ano de 2006!!!
26 October 2006
Volver - ***** (Quiçá ****** :)
Em Volver, Almodóvar reencontra aquele sentido de humor cáustico do qual há já algum estava afastado. Trata-se de um filme sobre cumplicidades, desencontros e reencontros (o elenco é poderosíssimo)
Esteticamente o filme é brutal, a fotografia é do melhor tal como a banda sonora, como, aliás, não podia deixar de ser. (se bem que neste filme a banda sonora não tem a importância habitual no filmes de Almodóvar).
Estruturalmente, o filme é muito consistente, outra coisa, aliás, não seria de esperar :)
Apesar de não ser uma obra-prima (não estejam á espera de outro “Tudo Sobre a Minha Mãe") Volver é, seguramente, um dos melhores filmes de Almodóvar. Recomenda-se :)
http://www.clubcultura.com/clubcine/clubcineastas/almodovar/volverlapelicula/
Há montes de pessoal a dizer que os filmes do Almodóvar são sempre iguais.
Concordo plenamente, e diria mesmo mais: Os golos do Romário também!
A Scanner Darkly- ***
Visualmente, não me parece que o rotoscoping acrescente o que quer que seja á estória e chega mesmo a tornar-se um pouco pesado ao fim de algum tempo (julgo que o formato resulta melhor em curta-metragem).
No que toca ao plot, Philip K. Dick tem coisinhas melhores (Minority Report, Blade Runner).
Highlight??? R. Downey Jr. Claro! As good as usual. :)
Para um dos filmes mais aguardados do ano acho que falta muita coisa. Mas ainda assim, quem tiver oportunidade deve ver.
O site está porreiro:
http://wip.warnerbros.com/ascannerdarkly/
23 October 2006
Mar Adentro
A caracterização do personagem principal é fenomenal, e os sotaques estão brilhantes, principalmente do personagem do irmão.
A cena em que ele se despede da cunhada e do sobrinho é muito comovente, fiquei com "uma lágrima no canto do olho".
Uma história real tão perto de nós. Esperemos que mude, que a liberdade de opção esteja ao nosso alcance.
22 October 2006
Rapariga com Brinco de Perola
Este post vem como que no seguimento do anterior "Chocolate", isto porque também este filme é uma adaptação de um livro ao cinema. Adorei o livro e acho que o filme, ao contrário de "Chocolate" ficou muito aquém em termos de pormenores de narrativa. Os pontos altos são a imagem e o cenário de uma época da Europa central. Gostei muito, mas faltaram pormenores...
Chocolate...
Hummmm, simplesmente delicioso. Já tinha lido o livro e penso que o filme lhe faz justiça. Não há uma grande trama, na realidade o enredo é bastante simples, mas o que mais me fascinou foi a textura, a imagem. Tem um pouco de blur, uma luminosidade que cativa, e depois há todo aquele chocolate, uma maravilha. O Deep sempre com tudo em cima.
América Proibida (1998)
Ponto alto: Edward Norton tenta evitar que o irmao siga o seu caminho - é mais difícil educar que odiar - o ódio é um sentimento egoísta, simples e nao exige entrega - cuidar de alguém exige mais.
http://www.imdb.com/title/tt0120586/
21 October 2006
Requiem for a dream --» ***** (revisto)
Não sei o que dizer………
Parece-me uma experiência autobiográfica de uma pessoa que já passou pela experiência da droga….. ajudado por uma banda sonora (e um tema principal) que parece um comboio que partiu e que não consegue parar até ao seu destino. O filme desenvolve, crescendo, pela experiência alucinante (e sem retorno) de todos os DROGADOS.
Salta à vista, a maneira como ele usa e abusa, de todos os truques de câmara “in the book” por exemplo: grande-angular, plano superiores, arrastamentos, slow-motions, quebras de luz, etc… mas no fim o resultado é fascinante. A comparação entre a droga e o açúcar é algo de transcendente.
A posição do filme no ranking do IMDB, posição 54, mostra que, não é simplesmente uma história sobre a droga… é algo de muito mais!!!!!!!!!!!!!!!!
Semelhanças: “Drugstore cowboy” (http://www.imdb.com/title/tt0097240/) mas completamente diferente ou “Trainspotting” (http://www.imdb.com/title/tt0117951/) mas bem mais negro! :-)
P.S. alguem reparou numa imagem que passa no filme muito semelhante a esta que anexo (Dalí)? A rapariga à janela...
Ninguem acha coincidencia demais? (eu acho propositado: a relaçao dos "sonhos" de Dali aos que constantemente passam na cabeça dos drogados...o olhar para o futuro... olhar para A e ver B...)
O que acham? (por favor, comentem!)
Rebecca --» *****
Que brutal! Hitchcock no seu melhor! :-)
O filme recompensa ( e muito!) o espectador que tem paciência. Eu explico….
Começa por ser muito estranho ver Laurence Olivier num personagem muito seco e bruto. Depois estranha-se alguma semelhança (cenários e grandiosidade do personagem) a “Citizen Kane” (http://www.imdb.com/title/tt0033467/). Mas o mais estranho é mesmo o facto do filme desenvolver muito pouco na primeira hora. A historia é +/- banal e nada realmente acontece…..apenas um ligeiro “mal estar” :-) …. Ou seja, Hitchcock leva o seu tempo a desenvolver bem as personagens e a “enraizar” a intriga, para na segunda hora “entregar” realmente o premio! Ai sim, começa o filme!
Basicamente : uma hora de preliminares para uma hora de orgasmo! :-DD
A não perder para quem quer um filme com suspense e intriga como só Hitchcock conseguia fazer!
20 October 2006
The Weather Man
Não gostei!
A culpa não está propriamente no filme (só um bocadinho), mas principlamente em mim e no Nicolas Cage. Já não tenho paciência para a expressão sempre igual dele, seja um filme de acção, dramático, cómico, não interessa, aquela ar de quem não tem culpa do que está a acontecer, já me irrita. E depois temos a voz tão aborrecida, de quem já bebeu uns whiskys a mais, num filme em que ele é narrador..., nao há paciência. Se calhar, desta vez até se aplicava aquela expressão de quem não tem culpa mas já não consigo. Acho que para uma pessoa que nunca tenha visto, ou tenha visto pouco, do Nicolas Cage o filme até é fixe.
Outra coisa que não gostei foi da abordagem que foi feita da história, é quase cómico e quase dramático, mas não chega ser uma coisa nem outra, então deixa um bocado a desejar.
:-(
18 October 2006
The Black Dahlia, eu vi
Antes demais, obrigada Administrador;)
Pois é, fui ver o filme Dália Negra, no início não estava muito entusiasmada, depois soube que era baseado num caso Berídico e então surgiu a motivação. Ao chegar e começar a ver o filme fiquei um pouco desiludida pois não era exactamente esse o estilo que imaginava. Fiquei então a saber que se tratava de uma homenagem ao Estilo Dark (penso não estar enganada). Houve situações que me secaram um pouco como o facto de ter muitos clichés e ter um narrador sempre presente. Em duas alturas, já o filme ia longo e pensei que ia terminar, lá continuava ele... Resumindo, temos muitas personagens, uma morte de uma jovem tola, muitos suspeitos e um culpado imprevisto. Atendendo ao facto que afinal se trata de uma homenagem, posso admitir que gostei, mas sinceramente não fez o meu género. Vale pelos cenários, a casa da Scarleta é um must, o guarda-roupa também é bom, e a sempre brilhante presença da Hillary Swank.
15 October 2006
Cars --» ****
http://www.imdb.com/title/tt0317219/
Ha sempre alguma coisa de mágico nos filmes de animação e este "cars" não é excepcao...pelo contrario...é mesmo a regra por onde os outros filmes de animaçao se devem reger!
Sejamos sinceros : actualmente a PIXAR nao tem muita concorrencia! Os filmes deles (e este Cars) tem qq coisa que os coloca para la da animaçao, qq coisa "bigger then life, qq coisa que torna as historias tocantes e ate intemporais! e é isto que sentimos qd saimos deste filme! ok, nao é tão engraçado como o Shrek ou Toy story, e ok tb chega a ser um bocadinho enfadonho a 3/4 do filme, mas é UMA GRANDE HISTORIA!
A nao perder! a ver
Highlight: as personagens de Guido e Luigi (na imagem), as personagens "engraçadas" do filme. Sim, engraçadas mas tb vos conseguem fazer chorar! ... :-0
01 October 2006
o PIRATA DAS CANÁRIAS 2
Só quero comentar o peito da AMADA POR TODOS os personagens.....já não se mostram as peitaças como antigamente.....
Outra nota: eu escolhia a bruxa dos dentes escuros....nao sei explicar porque, mas acho-a sensual.
24 September 2006
Das Cabinet des Dr. Caligari
Acabei de ver e gostei ... nao muito mas o suficiente! :-)
http://www.imdb.com/title/tt0010323/
Bem, nao é o mesmo do impacto de um "Sunrise" do Murnau (http://www.imdb.com/title/tt0018455/) ou de um "M" do Fritz Lang (http://www.imdb.com/title/tt0022100/), mas foda-se, é um GRANDE classico!
A história tem desenvolvimentos suficientes para nao ser uma seca de 1H20m, tem suspense quanto baste e até surpresas na historia!
O que é incrivel neste filme é o CENÁRIO. Simplesmente incrivel! Em 1920 alguem :-) esteve muito à frente! .... não tenho palavras! O surrealismo do mesmo, o recurso à pintura de cenarios dando a noçao do dia, a plennitude deste.....bem, é algo que só Tim Burton consegue fazer nos nossos dias! ...ainda bem! :-D
12 September 2006
psicopata americano
Quanto ao livro, claro que nunca o vou ler! O Galarim já me contou cenas mais que suficientes, e graças a Deus que nem metade delas aparecem no filme! ;)
11 September 2006
o gajo que não tava lá
Fartam-se de rir a contar que gostariam de fazer t-shirts que dissessem "Be like Ed!", que o Ed devia apresentar talkshows na TV e coisas do género :D
Gostei mesmo muito do filme, tem todos os pormenores muito bem pensados, as personagens são mesmo "personagens" da vida real que nos parecem tão familiares, todos eles muito ricos e com muitos pormenores. No DVD alugado ainda comecei a ver o filme com os comentários dos Coen e do Billy Bob Thornton :D tá muito fixe!! Quando tiver o filme hei-de ver isso tudo!!!
O filme é mesmo apaixonante! aposto que quando o vir pela 2ª vez vou adorar ainda mais! é daqueles filmes que quanto mais se vê mais se curte cada pormenor :) muito bom!!! Adorei!
vou ALI e já volto
foi um pouco seca (para não dizer muito), mais de meia-hora de início de filme e o filme ainda nao me tinha apaixonado, nem apaixonou... teve muitos momentos parados de ... seca! pode ser que eu não estivesse lá muito animada nesse dia, mas pensei que o filme fosse mais cativante, há muitas coisas deixadas no ar... não sei, não me prendeu. é claro que é brutal que alguém tenha feito frente aos E.U.A. como ele fez ainda mais naquele tempo e sendo uma pessoa de raça negra. E a cena do Malcom no início do filme, dão-lhe destaque, ele morre e adeus, nunca mais se fala dele, nem dos seus ideais, etc.. lá estão as coisas a ficar no ar. E que raio de religião psicopata era aquela? que socorro! as mulheres que andem bem tapadinhas que "nós homens" podemos por os cornos à vontade! que giro! Para terminar a arrogância dele irritou-me completamente, confesso que estava a torcer para que ele perdesse no último combate :P sim, as imagens do combate e dos pézinhos dele a "bailar" estão muito fixes!!
Code 46
http://www.imdb.com/title/tt0345061/
Já não me lembrava de estar tão “em pulgas” para ver um filme.
Tenho que referir que nada conhecia do filme antes o comprar aqui em Munique …
Vejamos os ingredientes que me esperavam:
Realizador: Michael Winterbottom
Actores: Tim Robbins / Samantha Morton
Argumento original : Philip K. Dick
E o prato que encontrei? Parecia que estava a comer uma Francesinha feita por um Italiano! …tava la tudo, os ingredientes certos, e até a paixão da confecção, mas de alguma maneira não era o que eu esperava ou queria a que me soubesse aquela refeição! :-)
O filme revolve mais em volta da história de amor entre os 2 personagens principais do que propriamente aprofunda a temática sci-fi (genética) da historia de base.
Quando vemos uma parte mais sobre a problemática do tema da genética sabe a pouco, quando desenvolve mais sobre a relação de amor gostaríamos que estivesse mais ligado ao tema da genética. Ou seja, sabe a argumento mal aproveitado!
E voltamos a Francesinha…sim, comi uma Francesinha mas não soube a Francesinha! :-)
Semelhanças : Gattaca , Blade Runner , Minority report
Duel
http://www.imdb.com/title/tt0067023/
Este é um dos primeiros filmes de Spielberg e após ver o filme percebemos porque é considerado um grande realizador.
Aqui consegue-se perceber o que se pode (e deve fazer) quando se tem poucos recursos, uma ideia (à partida) bastante simples e actores (muito poucos) que não são propriamente dotados!
Faz-se com que uma realização muito eficaz crie SUSPENSE. Muito suspense! :-)
Tanto que chega a ser incomodativo acompanhar o filme. Sente-se como que “um soco no estômago” semelhante ao que sentimos quando a ver “Funny games”…ok!, não tanto! :-)
Não me interpretem mal, o filme esta longe de ser brilhante, mas a maneira que o realizador consegue criar alguma coisa a partir do nada e de uma historia que parece que se vai esgotar na 1ª meia hora é simplesmente brilhante!
Alguma vez alguém disse: “Duel está para guiar numa estrada deserta assim como Aracnofobia está para confrontar o nosso medo de aranhas”. E é bem verdade! :-)
03 September 2006
TUDO ACABA BEM QUANDO COMEÇA BEM.
E violento é o pensamento que tenho em AMASSAR AMACHUCAR RETORCER Macerar Com O busto a cabeça dela.
No no início a Belluci é violada. Sim. Que pena. Mas tudo acaba num FESTIM.
Proponho que vejamos all together NOW a.............................A GRANDE FARRA.
02 September 2006
Em ternos de estrutura o filme está brutal. A opção pela inversão da narrativa faz toda a diferença neste filme.
Isto porque, desta forma, a violência surge sem ter uma justificação prévia, o que, de certa maneira, desarma emocionalmente o espectador. Normalmente a violência nunca nos é apresentada desta forma tão crua, mas sim como o culminar de algo, e normalmente com uma “fundamentação” emocional por trás. Se a estrutura seguisse uma ordem cronológica, o filme resumir-se-ia a uma estória de vingança. Ao ser apresentado neste formato, o filme obriga a uma constante reflexão.
Os primeiros 15 minutos do filme são muito difíceis. A câmera em constante movimento incomoda um pouco. Neste filme a câmera acaba por pautar o próprio ritmo emocional do filme, uma vez que, no inicio do filme ilustra o estado “descontrolado” em que a personagem se encontra e, á medida que as personagens ficam mais serenas, os planos ficam mais estáveis.
Excelente filme! Pelo impacto e pelas questões que levanta.
Semelhanças? “A laranja mecânica” está para “Irreversível” como “Hurricane” está para "ALI" :-)
01 September 2006
ali
De facto não estava à espera de um filme tão humano, humano no sentido em que para além de se falar da história de um dos maiores desportistas do século XX também se mostra o drama social da época em que ele viveu, e principalmente as dificuldades que uma pessoa de raça negra tinha que ultrapassar. Gostei particularmente de alguns momentos de coreografia durante os combates, mas acho (nunca vi nenhum combate do verdadeiro Ali) que isso apenas se deve ao génio que de facto ele foi. Por outro lado a presunção e arrogância que já estava à espera, com alguns apontamentos de convicções fortes que admirei. No final do filme (que já é bastante longo) queria mais, queria saber mais da história desta pessoa.
o barbeiro
É sem dúvida uma abordagem muito particular de um enredo não tão fora do normal. A fotografia do filme vai em tudo de encontro à maneira como o personagem principal (e mais um ou outro) demonstra as suas emoções.
28 August 2006
Título é o nome que se dá às coisas. o Resto não tem título.
ENTREI!....sou virulento e borbulhento e tou a ver se encontro uma parede RUgosa onde me esfregue....
parece-me que é isto.....além disso escrevem sobre os filmes dos outros não é?...
BOA.
27 August 2006
Ali
Grande predominância do personagem Malcom X na 1ª hora do filme. Porquê?
…de salientar a performance de Will Smith nunca nos lembrando da diferença que vai dele a Ali….como ele mexe bem aquelas pés (e imita os movimentos e trejeitos dele)
Subtil o uso do slow-motion para enfatizar momentos predominantes de acção (fight scenes)
De resto, o filme peca, para mim, por não se basear num espaço temporal mais alargado da vida de Ali. Acho que assim teria mais historia, mais impacto dramático, mais abrangência… exactamente o que o filme não conseguiu!
Semelhanças: Obiviamente “Hurricane”!
O barbeiro - The man who wasn´t there
“Me…..i don´t talk mutch. I’m just the barber!” LOL
Linda a maneira como este filme desenvolve. Parece que há sempre uma ligeira pausa, um pequeno momento, que nos diz que mais uma coisa esta para acontecer na historia. Algo de terrível por certo! ...vez após vez! :-)
A cena inicial em que o “big Dave” conta que está a ser chantageado ao próprio chantageador (Ed Crane) ficando logo ele a saber do adultério da mulher é simplesmente o mote ideal para o filme! …todo o filme se vai desenrolar mais ou menos semelhante, ou seja, sempre a haver cenas em que a informação é entregue de uma maneira muito diferente, linda, irónica e muito mórbida! :-D
Uma cena semelhante é a cena da prisão, onde o advogado está a falar pela primeira vez, com o Ed Crane e a mulher, e ele diz: “Fui eu que a matei” e depois descreve como o fez. E o advogado depois de ouvir o q ele disse diz:” como se isso fosse credível”. E depois mostraram a cara da mulher que tudo percebeu! Lindo!
São este tipo de momentos que fazem deste filme um filme memorável, visualmente “flawless”, com um ritmo muito sui-generis e uma historia macabra o quanto baste …. ou seja, a definição de um (verdadeiro) film noir !
Um realce: a fotografria! Aquela luz a entrar de ângulo e a definir as formas como é raro ver nos tempos que correm!
Uma questao: O personagem principal sempre a fumar: uma referencia aos tempos áureos do “noir” ou uma maneira de “entreter as mãos do personagem”?
24 August 2006
O filme da proxima semana : "Ali"
Lembrem-se....."always watch good mobes!"..... LOL
22 August 2006
1984
Pois hoje pus a prova esse conceito sem o saber: fui ao campo de concentração de Dachau e agora acabei de ver o “1984” http://www.imdb.com/title/tt0087803/
Por um lado é obvio q um campo de concentração impressiona sempre muito (embora este não seja como Auschwitz…), mas por outro, meus amigos…..há este filme fabuloso que vos faz pensar (…meu Deus…o horror! :-) ) não só num tipo de regime totalitarista, mas na mensagens que os governos/partidos tem tentado transmitir aos seus seguidores….que tipo de “brain wash” nos fazem…o que querem que nós façamos….etc….
Não vou estar com rodeios : è um filme muito difícil quer no aspecto visual quer n aspecto mental, mas sem dúvida obrigatório para quem não se contenta com as mensagens fabricadas que vê por todo o lado….
Alguns filmes relacionados: “A lista de Schindler”, “V for Vendetta”, “Fahrenheit 451”
"O barbeiro" o gajo que não tava lá...
Para mim, o ponto forte do filme é a personagem principal. Achei curioso o facto de um gajo que está claramente insatisfeito com a vida que leva, se manter apático e impassível face á cadeia de acontecimentos que ele próprio despoleta. É essa resignação face aos acontecimentos que faz com que sinta uma certa simpatia por ele.
Acho no entanto que a personagem tem um potencial tremendo, maior do que aquele que está patente no filme. A ideia com que fiquei é que a personagem em si é maior que o próprio filme.
O argumento também está brutal; verosímil, estruturalmente sólido e com aquele toquezinho de humor (cínico) q.b,
Em suma, eu que até nem sou grande adepto do “noir”, curti o filme, mas gostava de ter visto a personagem principal mais bem explorada, acho que nesse aspecto ficou bastante por dizer.
Recomenda-se.
19 August 2006
Wallace & Gromit an the curse of the WereRabbit
....mas, surpresa d surpresas....ADOREI! ....é mesmo muito divertido, bem construido e tecnicamente um verdadeiro "achievement".
A historia é simples, embora tenha o suficiente numero de perifecias para agarrar o espectador. As personagens bem desenvolvidas e caracterizadas. A técnica é soberba e nunca se sente que se esta a ver animaçoes feitas a 24 "still-shots" por segundo.
Em termos humoristicos....bem, os criadores conseguiram balancear, na medida certa, cenas de humor visual (tipo non-sense) com aquelas cenas que sao tiques de certos personagens (e por isso os achamos engraçados). Tambem bem lanceado esta a quantidade d cenas "fofinhas" (relembro q é 1 filme com muitos coelhinhos!!! :-D), o suficiente para gostarmos desses animaizinhos! LOL
"..last, but not the least.."
....para o fim (e nao estou a estragar nada!) o filme desenvolve muito "de acçao"! .... quem dera a muitos filmes de acçao terem uma cena final tao emocionante, hilariante e que resulte tao eficazmente para o filme como um todo!
Uma surpresa. Sem dúvida a ver!
18 August 2006
The Wild Bunch
http://www.imdb.com/title/tt0065214/
Não gostei. (já pareço a Carla) :-)
Infelizmente era muito inconsequente! E é difícil apontar o porquê (embora isso seja claro quando se esta a ver o filme!). Normalmente os westerns são regidos por personagens que tem na racionalização das suas acções a sua principal característica. Ora neste tal não acontece…longe disso! E isso afasta progressivamente o espectador do enredo que nos contam.
Na parte dos personagens especial destaque para um profundo William Holden a suportar a carga dramática do filme.
Mas……duas coisas interessantes no filme:
1ª : Tem a cena com mais “body count” dos últimos tempos (não sei se abona muito em favor do filme)
2ª No final fica-se com a sensação determinante que aquele foi realmente o “enterro dos filmes de Westerns” . (lembro que este é considerado o “ultimo dos westerns….”)
È engraçado como é q um filme pode passar esta mensagem, mas realmente passou… :-D
17 August 2006
O filme da proxima semana : "O barbeiro - The man who wasn´t there"
Espero que este traga mais discussão que o "verao de Kikujiro" :-S
Vamos a ver.....
Deixo aqui o link p o imdb : http://www.imdb.com/title/tt0243133/
Abraços e beijinhos
15 August 2006
Nunca tinha visto o filme...
Por momentos tenho de fazer pikenos sacrifícios para ver um filme "japonoca" ou "amigo de japonocas", tenho de me mentalizar para o facto de ir ver um filme onde tenho de ter paciência... muita paciência. Mas eu até curto o Kitano.
Neste filme também há desses momentos, mas que são logo compensados com uma gargalhada minha! E ontem à noite dei algumas boas gargalhas, foi fixe!! Juro que pensava que o filme acabava com os dois na praia de mão dada depois de verem a mãe do puto. Mas ainda bem que não, com aqueles 3 estarolas que apareceram a seguir, foi só rir!
A brutalidade do personagem principal intercalada com momentos do mais parado possível tá demais! Que psico que o gajo era!!!
Curti bue o filme!
(não vi o início do filme... não o tenho gravado. vi um nadinha antes de eles iniciarem a viagem, na parte de uns putos a treinarem sapateado)
Depois de ter visto o filme...
Estes filmes asiáticos fazem-me sempre alguma confusão (diferenças culturais), principlamente pela maneira demasiado agressiva com que os personagens por vezes falam, acabando por retirar em algumas cenas a sensibilidade que elas requerem.
A história parece-me um pouco sem sentido (mas mais uma vez entram as diferenças culturais), em algumas partes do filme o personagem do Kitano "abusa" dos outros personagens de uma maneira exagerada.
Quanto a mim não é um dos melhores filmes dele, não deixando de ser bastante característico da sua maneira de estar.
O verão de Kikujiro
Parece-me correcto afirmar que o realizador procura retratar nos seus filmes uma busca de identidade dos personagens após uma tumultuosa vida (ou parte dela). Ou seja, só depois de “batermos no fundo” é que podemos realmente descobrir o que nos somos / onde podemos ir. (veja-se o caso de “Brother” e de “Dolls”)
Realce para as cenas oníricas representando “mundos paralelos” que parecem já ser um hábito no realizador. Trazem-nos como um extrapolar exacerbado de uma realidade paralela, tipo sonho. Para isso ele, ele utiliza, as “personagens demónios”, referencias a demónios, dragões, pedófilos, etc… , com uma luz muito especifica e cores muito puxadas.
No final ficou a impressão que o filme podia “bater” um bocado mais, mas esta lá toda a magia “kitano” ….. aquela “meninice” com que ele carrega o filme todo!
12 August 2006
Filme da semana - "O verao de Kikujiro"
Para abrir as "hostilidades" escolhi o filme "O verao de Kiujiro" do realizador Takeshi Kitano.
Espero que seja um filme que agrade a todos, pois mostra-nos a faceta mais profunda deste realizador. Um filme a descobrir....
Link to imdb : http://www.imdb.com/title/tt0199683/
Comentem o que gostaram no filme, o que detestaram, o que podia ser melhor, ou pior, os actores, pormenores.....bem, principalmente escrevam!
Abraços e beijinhos