Este filme é baseado na história verídica (ou na biografia) de Robert Franklin Stroud, um homem que passou 54 anos em diversos estabelecimentos prisionais, após ter sido condenado a prisao perpétua.
Eu nao conhecia a história dele. Mas depois de ver o filme, fui à Wikipedia. Diz-se que o filme tem uma grande componente de fantasia e de manipulacao de factos, nomeadamente no que respeita à explicacao do carácter/comportamento de Stroud, à sua evolucao em termos humanos e à sua reabilitacao.
Sem querer revelar muito, este retrato desperta empatia e admiracao (devido, obviamente, aos seus feitos na área da ornitologia) e chega mesmo a fazer-nos esquecer a razao da sentenca.
O filme também aborda, embora de uma forma mais secundária, o relacionamento entre os prisioneiros e o sistema penal norte-americano.
Magnífico neste papel, Burt Lancaster entra em praticamente todas as cenas e é sem dúvida a alma do filme. A caracterizacao parece ser muito boa, mas é a linguagem corporal deste senhor que nos mostra o envelhecimento e a transformacao da personagem.
Sem dúvida, um filme a ver!
17 April 2009
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment