20 April 2009

The Kite Runner

Este filme conta a história de Amir, um refugiado Afegao que juntamente com o seu pai, escapa à invasao soviética e concretiza um dos seus sonhos, nos EUA. Posteriormente, regressa ao seu país para "honrar uma dívida" para com um amigo de infância.

Há algumas cenas que procuram retratar os horrores da invasao e da consequente "revolta" dos Talibas, mas é tudo muito neutral e "distante", nao há lugar para política ou causas, já que, na verdade, o cerne do filme nao passa por aí e essas tais cenas sao acessórias e apenas as indispensáveis para servir de pano de fundo à história central.

Achei que foi um filme interessante e fiquei bastante curiosa em relacao ao livro, que dizem ser muito bom.

(A título de curiosidade, grande parte das cenas foram filmadas na China!).

3 comments:

carla said...

Gostei particularmente do detalhe de a política na ter dominado a história do filme. Esta lá, era-nos mostrado, mas tal como dizes, apenas para servir de pano de fundo, mas não deixando de nos mostrar como as coisas aconteciam no Afeganistão quer durante a invasão soviética quer na tomada do poder por parte dos Talibãs.

Tive pena que o actor principal não fosse assim grande actor...

Um filme que nos vai envolvendo.

Sergio said...

Tenho q reconhecer q o filme custou a "entrar" (salvo seja! :-)) ....pelo facto de n ser em ingles, mas numa lingua muito "confusa" tira-me sempre "a pica" dos primeiros minutos (isto é apenas um apontamento mt pessoal... :-$)

O filme tem momentos muito fortes, mas realmente acho q nem todos os actores estiveram num nivel elevado. ok, alguns sao criancas, mas a verdade é q isso me afectou um bocado o visionamento.

pontos a destacar:
- os planos da cidade por baixo qd os papagaios estavam no ar. muito bons mesmo!
- uma frase q é dita q achei piada, qd estavam a falar sobre os talibans, q é mais ou menos assim:
"eles (os talibans) até proibiram os papagaios". como se os papagaios fossem a coisa q + preocupasse os afegoes (mostram-se coisas bem piores), mas no entanto é bastante representativa pois representa o roubo da alegria q ainda restava no pais. acho essa uma sensacao muito forte transmitida pelo filme na "parte politica" deste.

Narizinho said...

Um filme interessante!
centrado na amizade de duas crianças, transporta-nos de uma forma subtil, para a realidade afegã e o nascimento dos talibãs.

Verificamos que a discriminação entre etnias estava presente e os futuros talibãs começavam a formar opinião, desde muito novos.