29 April 2009

Metallica: Some Kind of Monster

Um documentário delicioso.

Eu nao sou fa dos Metallica, claro que conheco algumas das suas músicas (é inevitável) e volta e meia ouco (nao por opcao própria). Mas é evidente a importancia que tiveram e ainda têm no panorama musical. Dito isto...

O documentário está muito bem feito, quer como documentário em si quer como o "inside look" que nos é dado.

Comeca em 2001 após o abandono de Jason Newsted da banda, e a vontade de gravar mais um álbum.
Mas os problemas eram muitos, afinal já eram 20 anos a tocar juntos, e dá para perceber neste documentário que as relacoes dentro de uma banda sao, às vezes, mais intensas que um casamento... :-)

O documentário acompanha todo este tempo de um ponto de vista muito próximo e sem grandes censuras (imagino que tenha havido momentos de tensao bem maiores do que aqueles que nos sao mostrados), nao deixando de lado a parte pessoal de cada um dos membros. O problema com o alcool do James Hetfield, a ressurreicao das drogas do Kirk Kammett e a sua pasagem para o surf, a vida familiar do Lars Ulrich (o pai dele é um cool, acho que nao queria um pai assim, é um bocadinho demais).

É interessante de notar a "luta" de egos dentro da banda.

O documentário termina com a integracao do novo baixista Robert Trujillo ( tao fofo, apesar daquele tamanho todo e ar de durao, mas que ficou todo embasbacado quando eles lhe disseram o dinheiro que lhe iam dar só por ter entrado para a banda), o lancamento do album St. Anger e o inicio da Tour.


2 comments:

Sergio said...

é daqueles documentarios em q a camara simplesmente esta lá e os intervenientes é q fazem realmente o trabalho todo!
ja n via um doc assim ha algum tempo....

RP said...

Não me posso considerar um fanático pelos Metallica, mas já os sigo desde o album Kill'm all, e por aí em diante, lá estão, na estante da casa, os albuns apenas faltando o último trabalho "Death Magnetic". São sem dúvida alguma os maiores em heavy metal, e se existe dúvida é poque não percebem de heavy metal, mas teremos de ignorar o album "St Anger" que este DVD documenta. E quem o vê percebe como foi possível chegar a este resultado tão... "não metallica". Mas gostei do impacto real das relações entre a banda, família, amigos, documentados em quase duas horas.