09 April 2009

Zeitgeist: Addendum (2008)


Mais uma vez foi o meu irmão que me falou que já tinha saído em Outubro de 2008 esta 'sequel' do Zeitgeist de 2007, já falado aqui no nosso blog. Vi o filme com legendas em português neste link. E pelo que vi no site oficial está para sair um 3º filme em Outubro de 2010. Agora que já dei a info toda posso falar do que achei deste doc.

Melhor que o primeiro!
Pelo menos foi mais interessante de observar porque trata de assuntos ACTUAIS e não de temas de algumas "teorias da conspiração" já conhecidas como no primeiro (apesar claro de estarem muito bem estudados os detalhes todos). Este está mais focado digamos que na 2ª parte do século XX e claro :D no nosso actual século XXI e ainda mais um pouco. É sobre como funciona esta máquina chamada mundo, como é que tudo isto 'mexe': política, guerras, dinheiro, mais dinheiro, o meu emprego, o teu emprego, a casa que estou a pagar ao banco, o carro que usas e que se move a petróleo, a tua conta da luz, monopólio, etc...

Quem quiser pode ver este 2ºfilme sem ter visto o primeiro... mas..... para entender melhor e estar já "por dentro" de como surgiu todo o sistema monetário... é melhor ver o 1ºfilme antes ;)

Frases que curti:

"A indústria não se importa com as pessoas, só contratam pessoas porque ainda não automatizaram tudo."

"O mais importante neste momento é a gestão inteligente dos recursos da Terra."

4 comments:

Sergio said...

Já tá a sacar! :-D

carla said...

Nao gostei, achei uma grande seca!

Sim, falam de temáticas super actuais, e com grande conhecimento de causa. Mas achei o documentário mal estruturado.
Os primeiros 20 minutos foram difíceis porque foram extremamente técnicos, algumas das coisas nem consegui perceber bem porque me ultrapasssam os termos.
O constante narrador e aquele fundo preto, acho que nao ajudam muito.
Nao senti assim muito essa cena da teoria da conspiracao. Claro que mais uma vez nos mostram que maior parte das coisas acontecem porque um número restrito de pessoas quer que aconteca e vai sair benificiado com isso. Nao sei se por já nao ser novidade, e tar sempre a ouvir os mesmos nomes, mas já nao me chocou muito.

Chocou-me muito mais um documentário que vi (agora nao me lembro o nome, mas era sobre o 11 de Setembro) em que se dizia que nenhum aviao tinha caido sobre o Pentágono, e que os avioes que chocaram contra as Torrres Gémeas nunca as poderiam ter feito cair e que houve explosoes na cave...

Agora tenho que ver o primeiro :-)

Sergio said...

Este segundo filme Zeitgeist nao é tao bom como o primeiro.
- tem algumas ideias repetidas ao longo do documentario e qd se ouvem pela enessima vez comecam a soar a falsos e pretensiosos.
- a tematica (sistema monetario) é mais isolada do q no primeiro (religiao/manipulacao de massas/11 setembro)
- tem muito menos entrevistados o q faz parecer mais "a visao de alguem" do q a reuniao de varias opinioes espalhadas pela sociedade
- o conceito "q nos querem vender" (resource based economy) neste segundo filmes é bem mais dificil de engolir do q o do primeiro filme: a confrontacao de dogmas q nem a religiao e a dominiancia dos bancos.

No entanto, continuo a ter gostado bastante deste filme, pq, qt mais nao seja, deixa-nos a pensar sobre uma nova abordagem/alternativa p algo q todos concordamos q está errado mas q toda a gente diz "mas nao ha outra alternativa".
Nao podemos é refutar a ideia à partida, senao nao pode sequer reflexao sobre o tema....

Heidi said...

que engraçado.. tive a sensação oposta! achei que neste 2ºfilme houve mais entrevistados :) ou pelo menos, são pessoas de AGORA :D

eu não consigo ver DOC's de seguida, vejo aos bocados..



***** spoiler alert! *****

curti falarem dos países da america latina, do iraque, do saddam...

e a prespectiva de futuro! claro que não do nosso futuro, mas o da humanidade, é óbvio que aquela ideia da sociedade com base nos recursos naturais da terra é do mais tanga, actualmente! mas... o que dirão as pessoas de nós no ano, sei lá, 10.143 ? Como terá evoluído a humanidade nessa altura? :)