03 April 2009

Che : Part two

Esta segunda parte foca-se na aventura argentina de Che. A sua ultima aventura!
E é exactamente esse o sentimento do filme....o fim da aventura chamada Che. O fim do sonho chamado guerrilha revolucionaria.
Pois o filme mostra-nos exactamente isso : o progressivo deteriorar das condicoes de guerrilha, a falta de apoio, quer do partido comunista argentino, quer dos locais (pois estava num pais estranho onde demora algum tempo a ganhar a confianca dos locais) e o caos q pode trazer a falta d organizacao.
O forte desta 2° tranche de Che é q a sua morte vem anunciada qs desde o inicio....deixando-nos aos espectadores numa sensacao de estar presos com eles numa situacao q parece ir fracassar inevitalmente!
A filmagem acompanha o ritmo (e os problemas) da guerilhha ao detalhe, e isso torna-o mais realista e introspectivo, mas por outro lado, mais lento e por isso ligeiramente mais secante de acompanhar.
É como acompanhar os ultimos sopros de vida de uma pessoa q morre de velhice....lentamente o ritmo comeca a diminuir, depois alguns problemas ja antecipados aparecem, depois o aperto final, e no fim...a luz ao fundo do tunel. È interessante? ...depende d quem estas a ver morrer, nao é? :-D

1 comment:

carla said...

Desilusao!

Gostei tanto do primeiro filme, uma boa história, bons actores, uma excelente interpretacao do Benicio, tudo parecia indicar que este segundo só poedria, no minimo, ser igual. Mas nao, achei o filme uma seca descomunal :-(
Perdeu-se a química do personagem, só se via o Che decadente, e esse nao é muito interessante, se calhar é mesmo assim a reallidade.

Gostava de só ter visto o primeiro filme.