24 April 2009

La mujer sin cabeza (2008)



Um filme de Lucrecia Martel, que aborda temas como: a alienação, o tédio, a rotina de uma certa classe média/alta argentina.

Este filme foi para mim muito difícil de ver, senti-me desorientada, mas penso que esse terá sido um objectivo da realizadora, que as pessoas que vissem o filme tivessem essa sensação.

Se a sua protagonista, a dado momento, “perde a cabeça” e tudo o que a rodeia deixa de fazer sentido, qual seria a melhor forma de tudo isso se reflectir, senão através de uma enorme desorientação?

Queremos estar na cabeça desta personagem? Não há outro remédio, a cabeça é o
filme. O que é que este filme conta? Não conta, é…a cabeça de uma mulher que, por instantes, perde a cabeça devido a um acidente. Nos dias que se seguem,a protagonista parece um zombie, olhar contemplativo, ausente, indiferente….

Um filme que expõe de forma exemplar a complexidade dos sentimentos humanos, como o remorso e a compaixão, o medo e a esperança, uma mistura de Thriller, com diversas referências a Alfred Hitchcock (inicialmente a actriz principal aparece loura e dps morena), e drama psicológico.

Nas palavras da cineasta: "Interessa-me a desnaturalização da natureza humana. Transpor os limites entre o vegetal, o animal e o humano parece-me fascinante".

Gostei e recomendo!

5 comments:

Sergio said...

Weird and freaky!
(mas acho q é um filme mt dificil d arranjar "no meu videoclube" ... :-( )

Narizinho said...

...mas tens curiosidade de ver??!!podemos dar outro contacto de um videoclube!

Sergio said...

Claro q estou interessado, mas estes filmes sao mt dificeis de arranjar. primeiro o torrent e ainda mais dificil é legendas p esse file especifico.
por exemplo: tenho la o "Le salaire de la peur" (http://www.imdb.com/title/tt0046268/) ha bue d tempo e legendas...nicles! :-S e este é bem conhecido!!!

muitos dos filmes q falas/escreves eu gostaria de poder ver...mas, no site q habitualmente vou, esses sao dificeis. acredito q se consiga noutros sites, mas deve precissar mt tempo e como tenho sempre uma lista grande d filmes em back-log......
Tb acredito q alguns dos filmes vejas n Cineclube, nao?

Sev said...

Não gostei nada.
Parado ou morto, muitas das vezes.
Planos muito estáticos. Parece que só havia uma camâra disponível e quando alguma (da pouca acção) está a decorrer ao espectador só é mostrado um plano, o que por vezes reduz imenso o potencial da cena.
O argumento não é mau, como ideia, mas o desenrolar da história é penoso e chato.
Há muito pouco filme antes do acidente ocorrer para que haja uma quebra visível no estado de espírito/psicológico da personagem principal, o que é estranho pois o filme roda em torno desse tema. Parece-me até que antes do acidente (os poucos minutos de filme que há) a personagem já é assim, melancólica, triste e enfadonhamente psicótica.

Sergio said...

Tb nao gostei nada.

Concordo q o desenvolvimento d personagem antes d acidente foi pouco ou nenhum p notar alguma mudanca. concordo q realmente adoptar o plano d filmagem d cabeca dela faz pelo filme o q o argumento nao conseguiu (argumento mt fraquinho, mas a ideia era boa), ou seja, da-lhe uma nocao claustrofobica enorme.

Resumindo: algumas ideias boas (poucas) mas q nao resultam nada bem. achei a actriz principal mt bem n seu papel e aguentando toda aquela "pressao" d primeiros planos constantemente. o resto dos actores roca o amador :-(