08 April 2009

Persuasion (1995)

Mais um filme adoptado de um romance de Jane Austen: Persuasão. Achei a história bem mais interessante que o filme em si. A minha mãe que leu o livro há mil anos disse que não tem nada a ver, pois isto nos livros tem outra intensidade, os sentimentos estão mais declarados, parecem mais profundos e sabemos o que cada personagem vai pensando em cada acontecimento.

*** spoiler alert just in case :P ***
Este romance passa-se na época em que a guerra tinha acabado por conta do Napoleão Bonaparte ter sido exilado para a Ilha de Elba (1814). Mas afinal não! Já tinha havido história 8 anos antes, a mocinha gostava do mocinho, como o mocinho era pobre e estávamos na Inglaterra em início de século XIX, cheia de preconceitos e de casamentos por interesse, tudo e todos fizeram para persuadir esta mocinha a não ficar com o mocinho. Eis que o mocinho foi pa guerra e assim conhecer o mundo, voltou rico! E obviamente cheio de orgulho. Será que o amor pode resistir durante tanto tempo? Adicionando outros obstáculos actuais (que nem vou falar). É óbvio que há outras mais mil peripécias... isto não se centra só nestes dois...

Achei as gajas todas muito parvas, mas muito parvas mesmo! Excepto a mocinha do filme! O que achei engraçado e em comum com o Orgulho e Preconceito foi ter um gajo giro, interessante, simpático, bem falante, cheio de boas maneiras e que afinal não passava de um oportunista!! :D Isto devia ser do mais comum naquela época!

Deve ter sido o último ou um dos últimos romances de Jane Austen, pois reparei que faleceu em 1817!

No comments: