22 April 2009

Mr. Smith Goes to Washington

Um clássico do Capra!

Jefferson Smith (o fantástico Jimmy Stewart) é um jovem político, honesto, ingénuo, patriota e idealista que de repente se vê no Senado dos EUA, após ter sido escolhido e nomeado, por ser popular e teoricamente, facilmente manipulável.

Ele representa a democracia, a liberdade e todos os valores e princípios que Abraham Lincoln apregoava (a cena em que ele vê o capitólio pela primeira vez é fantástica!).

A descoberta da corrupcao que o rodeia (é curioso como este aspecto do filme consegue ser tao actual...) é um choque e o detonador de uma luta por uma "causa perdida", aquelas que realmente valem a pena ("Dad always used to say the only causes worth fighting for were the lost causes").

Muito bom, mesmo. A nao perder!

1 comment:

Sergio said...

Este filme tem um tom um pouco dificil de descrever:
por um lado é um filme politico (c todos os demais pormenores legais...chatos!!),
por outro é uma cabala (c todos os detalhes inerentes d "complo" e da pessoa "framed" por tal...intrigante e empolgante!!),
por outro é um filme de ideais sonhadores (poetico/filosofico!!)
e por fim é uma comedia de situacao.
ou seja, misturar estes temas tao dispares, seria receita certa p o falhanco. e é isso q este filme consegue ultrapassar, passando uma rasteira nisso tudo, e dizendo: "hey! isto está tudo interligado e embora os "tons" sejam dispares a mensagem total faz sentido, é actual e dá um filme do carracas!!"
sim! principlamente c um Jimmy Stewart em inicio de carreira, completamente soberbo, roubando "toda a luz d tela" em cada cena q protagoniza!

----piqueno Sploiler-----
p.s. concordo c a "M" e realco mais uma vez a actualidade d mensagem deste filme! Nao só no aspecto politico (concessoes feitas por politicos) mas principlamente no poder de um individuo nos media e o impacto q isso pode ter no encobrimento de uma situacao!
Isto em 1939.....mt á frente!