02 April 2009

Religulous

Um documentário sobre as verdades das diferentes religiões.

A busca de Bill Maher por alguns dos chavoes que regem as religiões por esse mundo afora. Sejam elas as mais conhecidas (cristianismo, islamismo, ...) ou outras com menos seguidores (religiao da cannabis, nao sei se era bem assim o nome mas sei que era este o conceito, ou a religiao dos antigos gays que agora sao hetero e negam totalmente a homossexualidade).

O documentário em si nao é grande coisa, faz lembrar os documentários facciosos do Michael Moore. Nao tanto no sentido de só mostrar um lado da razao e a razao que ele acredita (mas sim, isso também acontece), mas mais porque algumas das coisas para às quais ele busca explicacao ele considera-as tao extraordinárias que nao consegue deixar de gozar com isso (como por exemplo: Jesus Cristo é filho da Virgem Maria, virgem?!). E desta maneira nao é capaz de conduzir as entrevistas de uma forma séria e credível, tirando as melhores opinioes dos entrevistados.

Mas sim, identifiquei-me com a maioria das dúvidas que ele tem, estupefaccao perante a crenca e que no fundo todos pregam o mesmo (ou quase) só lhes mudam é o nome.
Acerca disto gostei particularmente de um senhor, julgo que era muculmano, que dizia que algures na Terra Santa num certo dia todos os mates pregadores se juntaram, devia ser o equivalente à actual reuniao do G20 ;-)

E sim também concordo: "Felizes daqueles que acreditam!"

1 comment:

Sergio said...

Acho q se reflecte bastante n estrutura do documentario o facto de ele ser um stand-up comediant. passo a explicar: normalmente os documentarios, qd abordam um assunto (p.e. será q nao acreditar na teoria d evolucao afecta ou nao acreditar no Genesis da Biblia) mostram uma montagem de varias entrevistas. qd se fala noutra coisa, aparece na mesma uma montagem (normalmente das mesmas pessoas) e assim por diante.
Neste filme é completamente diferente: ele só aborda a tematica maluca q o faz ir falar c entrevistado in the first place. e a entrevista é mostrada toda. cronologicamente! e como ele entra logo a matar e ridiculariza a tal maluquez do entrevistado, as entrevistas nao sao mais do q confrontos...tipo rounds de boxe! nao me intendam mal, por vezes o registo de comedia sacado destes confrontos é elevado, mas nao coincide com o restante tom de documentario q tenta ser serio e trazer factos e pontos de vista muito relevantes.

Fica uma piada brutalissima q nao consigo deixar de contar aqui:
estava o B. Maher a falar c um fanatico religioso e este sempre a dizer q qd morresse ia p o paraiso e q isso era espectacular e q ia encontrar-se com O Senhor e Jesus e q o sitio era um sitio melhor e sempre a insistir nisso....ate q o o Maher lhe diz muito rapidamente: "mas se o paraiso é assim tao optimo, porque é q nao se mata ja?"
O silencio disse tudo..... :-DDDDD